Brumadinho entra no 213º dia de busca: chuva mudará estratégia

 

Foto: Saulo Luiz/TV Globo

“Durante estes sete meses, a dor das pessoas se tornou a nossa própria dor. Conhecemos os nomes de todos os familiares dessas 22 pessoas que estão desaparecidas. É uma realidade que a gente sente dentro da gente”, disse o porta-voz do Corpo de Bombeiros Tenente Pedro Aihara.

Após 213 dias ininterruptos de buscas, a proximidade do período chuvoso, em outubro, tem feito o Corpo de Bombeiros mudar as estratégias de buscas. Segundo o Tenente Aihara, a chuva pode tornar a operação inviável em alguns pontos devido a quantidade de lama que pode se espalhar no local.

Os militares têm se debruçado em estudos e apurações dos últimos meses para conseguir dar sequência nas buscas pelas pessoas que ainda estão desaparecidas.

De acordo com Aihara, foi constatado que cerca de 87% dos corpos foram encontrados a uma profundidade aproximadamente de uma camada de um metro, e cerca de 90% dos corpos foram encontrados em profundidade de até três metros.

Por isso, agora os bombeiros vão priorizar buscas mais na superfície, o que vai permitir atuação em abrangência maior.

“O que a gente percebeu é que essas vinte e duas jóias [vítimas] que estão desaparecidas, estavam em locais onde a gente tende a ter uma energia cinética maior e daí surge a dificuldade de encontrar essas pessoas. Elas receberam um choque muito grande no momento do rompimento da barragem”.

O Corpo de Bombeiros continua com as operações para encontrar as vítimas sem previsão de término. Existe a possibilidade de elas estarem com uma taxa de segmentação alta ou elas estarem bastante distantes do ponto onde, inicialmente, estavam quando aconteceu o rompimento.

“A gente tem empenhado tudo, de homens, de maquinário, de recursos tecnológicos. Tudo que puder ser feito por uma vida, pra gente, isso é um dever. Mesmo nesse cenário de caos e tragédia tem nascido coisas muito bonitas, juntos a gente tem conseguido construir um sentimento de empatia e respeito ao próximo para conseguir restabelecer essa comunidade”

Fonte G1



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia