Blog das Valentes: Adeus, chapinha! O permanente no cabelo está de volta

 

© Reprodução de cena ‘Uma Linda Mulher’ (1990) /Touchstone Pictures A atriz Julia Roberts é adepta do permanente no filme ‘Uma Linda Mulher’, de 1990

 

Cachos definidos, volumosos e nada discretos: o visual exagerado era resultado do permanente, procedimento que dominou os salões de beleza e as telas do cinema nos anos 1980 e início dos 1990 – quem não se lembra dos cabelos de Alex Owens, a protagonista do filme ‘Flashdance’, de 1983? Agora, a técnica está de volta aos holofotes (e ao feed do Instagram). Mas não se assuste: o permanente versãomillennial passa longe daquele das décadas passadas.

Com menos foco no volume, o método atual promete ondas mais naturais, como no pós-praia. A ideia é garantir um efeito ondulado digno de tapete vermelho sem precisar usar um modelador de cachos. Não à toa, o procedimento já conquistou fashionistas e atrizes de Hollywood, como Emma Stone e Jaime King.

“A nova versão do permanente é marcada por ondas que nascem no meio do fio – e não na raiz ou na ponta, como estávamos acostumados a ver”, conta Jeferson Ribeiro, cabeleireiro do salão Jacques Janine Jardim América. “A ponta fica um pouco mais lisa, o que garante um aspecto bem natural às mechas. Os cachos são bem abertos, levemente mais definidos que o beach hair, tendência dos últimos anos”.

O processo consiste em enrolar as mechas do cabelo em bastões de diferentes tamanhos e aplicar uma solução química para fixar os fios no formato ondulado. “O princípio ativo do permanente não mudou, continua sendo o tioglicolato de amônia”, explica Silvana Lima, cabeleireira do Studio W Iguatemi. “Esse componente químico quebra as pontes de dissulfeto, dando uma nova forma ao fio, de acordo com o tamanho dos bobes enrolados nas madeixas”.

 

*MSN



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia