Cachoeirana quilombola é eleita conselheira de cultura da Bahia

A cachoeirana Pan Batista foi uma das candidatas eleitas para compor o Conselho de Cultura do Estado da Bahia. A cerimônia de posse aconteceu nesta quarta-feira, 14, às 14h no Museu de Arte da Bahia, em Salvador, em meio à programação do Fórum Social Mundial, que reuniu delegações de vários países e debateu pautas relevantes para as minorias sociais e políticas públicas até este último dia 17 de março.
Moradora de Santiago do Iguape, Pan Batista ao longo de sua jornada vem levantando bandeiras das comunidades quilombolas, desenvolvendo projetos voltados para a Bacia do Iguape e reivindicando ações efetivas para os remanescentes de quilombos. Foi a primeira aluna do Centro de Artes Humanidades e Letras – CAHL – da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia a ser contemplada com uma bolsa permanência para quilombolas ofertada pelo Ministério da Educação (MEC). Em Santiago, organizou projetos Ação Iguape Esporte e Saúde (2007),coordenadora da lavagem de Pescadores e Marisqueiras do Iguape (2013).
Como conselheira titular, Pan Batista pretende continuar pautando a Bacia do Iguape. Para se candidatar, teve que submeter projetos piloto para serem votados e implementados na comunidade, em especial os de foco na cultura e turismo como fonte de renda e trabalho para os quilombolas, para que possam se desenvolver com independência.
*Olha a Pititinga.


Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia