Gov. Mangabeira: Secretaria de Saúde entrega tablets e capacita Agentes Comunitários

 

Nesta sexta-feira, mais um passo foi dado para melhorar a qualidade do serviço de Saúde ofertado no município. A Secretaria de Saúde entregou 12 tablets aos Agentes Comunitários de Saúde das unidades Otto Alencar (sede) e Irmã Francisca (Brejos). Além da entrega, a equipe do Centro de Processamento de Dados (CPD), acompanhada de um técnico de TI, capacitou os agentes para usarem corretamente o novo equipamento e se familiarizarem com o Sistema de Informação da Atenção Básica.

De acordo com a coordenadora do CPD, Cyrlene Rodrigues, apesar de haver uma Portaria do Ministério da Saúde que trata sobre a informatização das Unidades de Saúde da Família, com a implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) do Sistema de Informação da Atenção Básica (E-SUS/AB), o município de Governador Mangabeira é pioneiro na região. Já são duas Unidades funcionando com o sistema, Otto Alencar, na sede, e Irmã Blandina, no bairro do Portão.

Com a entrega, a USF da sede já atua com 100% de informatização e o mesmo será feito nas demais unidades. A próxima a receber o PEC será a unidade de Brejos, por isso, os agentes já foram capacitados. Já no bairro do Portão, a previsão é que os tablets sejam entregues em breve. Também já está sendo realizado o processo licitatório para que as outras unidades recebam a informatização.

Ainda este mês, os agentes comunitários passarão a utilizar os tablets nas visitas domiciliares, deixando de preencher as fichas manualmente e lançando as informações diretamente no Sistema, o que vai tornar o trabalho muito mais dinâmico e o atendimento mais eficaz.

 

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia