Moradores de Iaçu realizam mutirão de limpeza do Paraguaçu nesta segunda, 22

Foto: Divulgação

 

Nesta segunda-feira (22/10), moradores da cidade de Iaçu irão realizar um mutirão de limpeza no leito do Rio Paraguaçu no trecho que fica sob a ponte que liga a cidade á Itaberaba. O rio sofre do problema ambiental com excesso de baronesas, o que é considerado um alerta para a poluição.

A planta, que também é conhecida por aguapé e rainha-dos-lagos, se alimenta da matéria orgânica dos esgotos despejados nas águas e ajudam a filtrar as impurezas que chegam ao rio. Porém, quando morrem, o efeito contrário acontece e aparecem em excesso, como no caso da região de Iaçu, causando diversos transtornos como mau cheiro.

 

Rio Paraguaçu em Iaçu

Os problemas que afetam o Rio Paraguaçu têm como principais causas o excesso de esgotos sem tratamento e dejetos despejados diretamente no manancial, além do uso excessivo das águas pelas indústrias, irrigação da fruticultura em larga escala e o uso de agrotóxicos, que impactam diretamente sobre a vida do rio.

Após intensas discussões sobre os problemas que ameaçam o mais importante rio baiano, dezenas de lideranças populares, professores, estudantes, pescadores e ambientalistas decidiram, na última quinta (18) na Câmara de Vereadores da cidade, realizar como medida de urgência um mutirão para retirada das baronesas das águas do Paraguaçu.

 

Moradores, líderes comunitários, pescadores e ambientalistas reunidos

Diversos moradores de Iaçu e instituições privadas apoiam o Mutirão, cedendo uso de barco a motor, caçambas e retroescavadeiras para a retirada das plantas. O mutirão, com hora prevista para as 8h, é a primeira ação da comunidade para a revitalização do Rio Paraguaçu. Mas outros projetos estão previstos, entre eles a educação ambiental dos moradores.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia