Conquista: mulher encontra 9 escorpiões dentro de casa em 2 meses e guarda insetos em potes

Moradores do bairro Santa Cruz e de outras localidades do município de Vitória da Conquista, região sudoeste da Bahia, estão bastante preocupados porque, nos últimos meses, vários escorpiões têm aparecido na região e invadido as residências. Em uma das casas, nove escorpiões foram encontrados nos últimos dois meses.

Conforme a coordenação municipal de endemias, em 2019, 800 residências foram visitadas por agentes e 300 escorpiões foram encontrados. Em 2018, 700 casas foram visitadas e 600 escorpiões foram achados e capturados.

Os bairros onde mais escorpiões foram encontrados foram Campinhos, Vila Elisa, Esplanada do Parque e Morada dos Pássaros.

A salgadeira Sonaide Souza Lima colocou sete dos nove escorpiões que encontrou em casa em recipientes. Ela mora na residência, que é alugada, há dez meses.

Ela conta que o primeiro animal que avistou no imóvel estava na parede. O escorpião caiu no chão quando ela estava mexendo num armário da cozinha. Outro escorpião foi visto, dias depois, caminhando pela sala.

“Olha o tanto. Só aqui tem cinco, mais os filhotinhos. E tem também os grandes e mais esse aqui, fora os que a gente matou e jogou fora”, diz ela, enquanto mostra os potes.

O coordenador de endemias da cidade, Eliezer Almeida, destaca que os agentes realizam visitas nas casas e passam orientação aos moradores. Diz que não é usado veneno no combate aos escorpiões, porque eles são resistentes.

“Os escorpiões devem ser controlados eliminando-se a fonte alimentar deles. É preciso manter o entorno da casa limpo, além do seu interior. Limpo te entulhos, de mato, de restos de materiais de construção, de qualquer tipo de material que venha ser esconderijo para esse inseto”, afirma.

“Os escorpiões se alimentam, basicamente, de baratas, grilos, aranhas e outros insetos. Então, a fonte alimentar principal dele na zona urbana é a barata. Onde tiver barata, vai ter escorpião. Isso é fato. Para se eliminar, precisa se distanciar a fonte alimentar da nossa moradia”, completa.

A orientação é que os moradores acionem a coordenação de endemias caso encontrem escorpiões em casa. O órgão na cidade atende pelos números (77) 3429-7419 ou 3429-7421.

*G1



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia