Comunicação como ferramenta para líderes é tema de palestra em Cruz das Almas

Equilíbrio, flexibilidade e comunicação são qualidades destacadas em líderes. A última, utilizada a favor da empresa e da relação entre colaboradores, fornecedores e clientes, pode ser uma importante aliada no desenvolvimento dos micro e pequenos negócios. Foi o que destacou a administradora e especialista em marketing, Luane Di Paulo, durante palestra ministrada na noite desta terça, 15, no auditório da CDL em Cruz das Almas, no Recôncavo Baiano.

“Uma das funções de um líder é inspirar e motivar pessoas. Então, a comunicação é a ferramenta que nós temos, seja ela oral , seja comportamental. A comunicação é a ferramenta que a liderança tem para conseguir motivar e inspirar pessoas. Sem a comunicação, se torna totalmente impossível que um líder consiga mobilizar pessoas para realizar o sonho dele e até mesmo para realizar o sonho delas mesmas”, ressalta a palestrante.

Luane mostrou, com exemplos práticos, como usar a comunicação a favor dos negócios e projetos pessoais e também chamou a atenção para um equívoco habitual quando se trata sobre a temática. “O primeiro passo é o empreendedor reconhecer que ele precisa melhorar e capacitar a comunicação dele. Depois, é passar a escutar melhor, porque a gente acaba achando que quem se comunica bem é quem fala muito, quando na verdade a comunicação é muito mais escutar e entender o outro. O terceiro ponto, não menos importante, é você exercitar essa comunicação, sobretudo usando alguém que você tem como inspiração para uma boa comunicação como modelo”, sinaliza Di Paulo.

Ana Cláudia Nogueira é gestora na unidade Incarem Cruz das Almas. Ela participou da capacitação e destaca a importância do Sebrae para o desenvolvimento empresarial na região. “O Sebrae sempre está à frente de capacitações importantes e é realmente surpreendente, porque traz informação para quem busca essa capacitação diária e por um posicionamento profissional”, conclui.

Para o empreendedor na Imperial Cosméticos, Jean Sampaio, o momento foi oportuno para o amadurecimento, sobretudo nas relações dentro de sua empresa. “A palestra vai agregar muito para o meu negócio, porque quase tudo o que foi dito tem uma relação com meu empreendimento, na maneira de lidar com o funcionário para trazer o colaborador mais para perto da direção da empresa e estabelecer uma relação de confiança. Precisamos de mais momentos como esse”, acrescenta.

De acordo com o gerente regional do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, Carlos Henrique Oliveira, a atividade é o início de uma série de capacitações que serão realizadas pela instituição em Cruz das Almas. “Precisamos estar juntos dos empreendedores de Cruz das Almas. É uma satisfação e uma porta que se abre para uma série de capacitações que ainda vamos realizar. Apresentamos uma agenda de atividades que serão desenvolvidas junto aos empreendedores locais e, com certeza, teremos uma adesão expressiva das pessoas que buscam conhecer mais”, revela.

Carlos Henrique realizou uma apresentação do site Sebraetec e, na oportunidade, já houve o interesse de pessoas no uso das soluções do Sebrae como a criação de um logotipo, abertura do seu site ou desenvolvimento de embalagens. “Isso é importante para fortalecer todo o programa de inovação, que é um dos motivos principais dessa Jornada Empreendedora: incentivar para que o empresário possa inovar cada vez mais”, completa.

Seminário com Arthur Igreja encerra Jornada

Para o encerramento da Jornada Empreendedora, será realizado o Seminário de Empreendedorismo e Inovação para o Desenvolvimento Empresarial e Pessoal, com Arthur Igreja. O evento será no Centro de Convenções Pena Branca, em Santo Antônio de Jesus, e tem um investimento de apenas R$ 30. Segundo o gerente regional, a expectativa é a melhor possível. “Já foi formada uma caravana integrada por um grupo de 25 pessoas de Cruz das Almas que estarão presentes na palestra com o Arthur Igreja. Isso mostra que os empreendedores do município querem somar a essa possibilidade de desenvolvimento através do conhecimento”, finaliza.

Arthur Igreja é considerado um dos maiores palestrantes técnicos do país, atuando com Allan Costa e Ricardo Amorim, do Manhattan Connection, na plataforma Triple A (AAA), que oferece informações de inovação e estratégias sobre o desenvolvimento de empresas.

*Agência Sebrae



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia