Começa curso de capacitação para produtores de cacau em Dom Macedo Costa

305637e2-e3c0-42fc-8310-fa7299a85bdf
cbabc8dd-56ae-4ccd-b417-f7c3ae69aa5d
d47e3ac4-e893-4a82-912e-7c83db88add6

Produtores de cacau de Dom Macedo Costa começaram a receber capacitação para o cultivo e manejo dessa cultura, através do curso ProSenar Preparatório, conquistado através de parceria da Prefeitura Municipal e Secretaria de Desenvolvimento Rural com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). A aula de abertura aconteceu nesta segunda-feira (20), no auditório da Escola Profª Maria Bernadete, com a presença do prefeito Egnaldo Piton, da secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, Mara Borges, do representante do Sindicato de Produtores Rurais de Nazaré, Demétrio D’Eça e do engenheiro agrônomo Dorival Júnior.
Demétrio D’Eça ressaltou que este é um privilégio para o município, pois mesmo não estando na área de identidade cacaueira no estado, já vem apresentando expressivo número de produtores com áreas de plantação do cacau, o que poderá, com a capacitação dos agricultores, fazer com que os macedenses possam vir a pleitear linhas de crédito para a expansão dos investimentos no setor.
O curso ProSenar Preparatório do Cacau acontece em encontros de atividades práticas e teóricas. “O curso tem como objetivo treinar o produtor de cacau nas expertises que a cultura exige, para aumentar a produtividade, procurar clones resistentes à doença e que no final desses quatro meses ele possa produzir com qualidade, respeitando o meio ambiente, e consiguindo tirar uma boa renda a partir do cacau”, explica o agrônomo e professor do curso, Dorival Júnior.
O curso é organizado em 4 módulos, sendo o primeiro destinado à aulas teóricas, e o segundo traz assuntos de campo, como preparo de solo, adubação e fertirrigação. O terceiro módulo ocorre em uma semana completa e acontece totalmente com aulas práticas, ensinando técnicas como preparação de mudas, poda, e dos diversos procedimentos do plantio e cultivo do cacau. Já o quarto e ultimo módulo aborda questões relativas à produtividade, como a pós-colheita e a secagem, completando todo a cadeia da atividade cacaueira.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia