Dom Macedo Costa: secretaria de educação realiza atualização pedagógica

k
j
i
h
g
f
e
d
c
b
A

Toda a equipe da Educação municipal de Dom Macedo Costa voltou às atividades na tarde desta quarta-feira (06), quando se deu início a Atualização Pedagógica de 2019. Este ano, o evento aconteceu na Escola Profª Maria Bernadete Borges Pinheiro e o tema escolhido foi “BNCC: A interface do currículo no contexto escolar”.
Na abertura do encontro, a secretária Élida Piton expressou o reconhecimento ao trabalho dos profissionais em Educação do município. “Parabenizo desde já a dinâmica, compromisso, empenho e boas referências que cada instituição escolar apresenta. Auxiliares, professores, diretores, motoristas, coordenadores, equipe da Educação, cada um de vocês fazem a diferença na vida de cada aluno, de cada criança que são assistidas por nossa rede. Recebam o nosso respeito e o nosso reconhecimento”.
O prefeito Egnaldo Piton parabenizou a equipe e destacou a excelência do trabalho executado, o que resultou em uma ótima nota de 5.7 no último IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), colocando o município com o melhor desempenho do Recôncavo. O prefeito também citou avanços já alcançados para os professores, como a atualização de nível e classe em 2018, e se colocou disposto ao diálogo para outras conquistas da categoria.
A conferência de abertura foi conduzida pelo doutorando, professor Ailton Coltrim Prates, abordando o tema principal do evento. O professor explanou acerca do contexto de construção da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), fazendo uma análise da conjuntura nacional e internacional que refletem na configuração do ensino básico e seu currículo. O evento contou ainda com a apresentação da atriz Jomar de Oliveira, interpretando a encantadora “Maria dos Sonhos”.
Palestras e grupos de trabalho compuseram a programação do segundo dia de atividades . A manhã contou com a explanação do tema “A Ciência do Empreendedorismo”, com o gestor regional do Sebrae, Carlos Henrique de Oliveira, além da discussão sobre “Sustentabilidade e Participação”, com o doutorando professor Ivanilton Amparo e a secretária de Meio Ambiente, professora Mara Borges.
Motoristas, porteiros e a equipe de apoio também participaram de atividades que abordaram assuntos como educação no trânsito e comunicação para as relações sociais. Durante a tarde, os professores integraram grupos de trabalho sobre Educação Infantil, sobre as diretrizes curriculares, Educação Especial e Inclusiva. O dia de atividades foi concluído com um relaxante momento de Yoga, com o instrutor Guilherme Santana. A Atualização Pedagógica segue nesta sexta-feira (08), com atividades de planejamento.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia