Dom Macedo Costa comemora primeiro ano de Feira da Agricultura Familiar

Um ano e imensuráveis motivos para comemorar! Empenho, motivação, conscientização, valorização e o resultado não pode ser outro. Assim, o município de Dom Macedo Costa confraternizou-se na manhã de ontem (07) para comemorar o primeiro ano da Feira da Agricultura Familiar, o projeto que trouxe a população do campo para o protagonismo da praça pública todos os domingos.

“Comecei com 18 anos, ainda como presidente de associação rural, sonhando com essa Feira. Durante muito tempo esse projeto ficou adormecido no município. No nosso plano de governo, afirmamos que iríamos realizar esse sonho. Hoje estamos aqui comemorando um ano de Feira. Obrigado a cada um de vocês por ter acreditado nesse sonho comigo”, agradeceu o prefeito Egnaldo Piton.

A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, Mara Borges, expressou a alegria de festejar o êxito do projeto. “Comemorar um ano da existência da Feira da Agricultura Familiar é promover a emancipação social e econômica dos nossos agricultores e agricultoras. É persistir na luta e acreditar no plantar, no colher, numa vida saudável que o campo garante nos dias atuais”.

A agricultora Felipa de Jesus, conhecida como Pinha do Jacarandá, também quis externar a felicidade em ser integrante da Feira. “Antigamente nós não tínhamos essa oportunidade. Que Deus continue dando forças a Guito e sua equipe, para que eles continuem olhando para nós, agricultores rurais. Que essa Feira nunca acabe!”, declarou a munícipe.
Em sua fala, o deputado estadual Robinson Almeida destacou a sensibilidade da gestão municipal em dar oportunidade a esse capital humano que já existia em Dom Macedo Costa, fazendo referência há uma espécie de “fábrica”, composta de agricultores, artesãs, doceiras, criadores, que só precisavam de um mercado para comercializar sua produção. Já o assessor parlamentar Bira Coroa falou sobre o resgate identitário no município, ao se unir em uma mesma ação a cultura e a agricultura local.
Durante o evento também houve a entrega de mais de 5 mil mudas de cacau, conseguidas junto ao Governo do Estado, através da Biofábrica, para os concluintes do curso de produção dessa espécie frutífera, oferecido pelo Senar. No stand da Asproart, os visitantes puderam apreciar os trabalhos dos artesãos macedenses. O projeto “Tenda Verde” também esteve presente, distribuindo mudas e sementes orgânicas para a comunidade.

Vereadores, secretários municipais, assessoria do deputado federal Zé Neto, do deputado estadual Jacó, representantes do Sindicato dos Produtores Rurais de Nazaré e do SETAF (Serviços Territoriais de Apoio à Agricultura Familiar) também prestigiaram o primeiro aniversário da Feira da Agricultura Familiar em Dom Macedo Costa.

Ascom DMC