Curso de Eletricista Rural é oferecido gratuitamente em Dom Macedo Costa

Macedenses interessados em trabalhar na área de eletricidade estão podendo receber capacitação profissional, através do curso promovido pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) no município. A iniciativa é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Rural de Dom Macedo Costa em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Nazaré. A primeira turma conclui as atividades nesta semana.

“É um curso altamente profissionalizante, em que o instrutor qualificado realiza esse treinamento. As pessoas que completam esse curso com êxito vão ter a oportunidade de utilizar esse conhecimento em eletricidade nas suas instalações residenciais ou em fazendas, e isso servir como sua fonte de remuneração”, afirma Demétrio D’Eça, presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Nazaré, que destaca também a validade do certificado do SENAR, reconhecido nacionalmente pela excelência em ensino.

O professor Roseney Fernandes, formado em eletrotécnica e que ministra essa modalidade de capacitação há cerca de 14 anos, ressalta a priorização das atividades práticas durante as aulas. “Nesse curso de eletricista rural os alunos são capacitados a uma técnica de eletricidade básica, com aulas sobre dimensionamento de cabos, instalação de lâmpadas, tomadas, disjuntores, conhecimentos sobre voltagem, corrente, potência e eficiência energética, por exemplo. Capacitamos o homem do campo a conhecer e saber usar a eletricidade”, explica.

Eduardo Cândido foi um dos matriculados nesta primeira turma. Mesmo já atuando na área, ele sentiu a necessidade de atualização de conhecimentos e de uma certificação para a profissão. “O curso foi surpreendente, pela qualidade das aulas, do professor e da escola (SENAR). Eu até indiquei algumas pessoas para que também viessem se matricular. O ramo de eletricidade está sempre inovando, então é sempre bom a gente se aperfeiçoar”, comentou o cursista.

O curso SENAR de Eletricista Rural em Dom Macedo Costa teve uma alta procura e já está com turmas fechadas para os próximos meses.

Ascom DMC