Governo entrega ações na área da agricultura familiar no Vale do Jiquiriça

mutuipe

Os produtores rurais da região do Vale do Jiquiriçá, no centro sul, receberam diversas ações do Governo do Estado, entre ordens de serviço e assinatura de convênios, para melhorar as condições de trabalho. O governador Rui Costa esteve, na manhã deste sábado (18), no município de Mutuípe, onde entregou 19 motocicletas, um caminhão baú e 35 barracas para feirantes e autorizou a construção de um centro de beneficiamento de frutas e outro de cacau. Ele também autorizou a construção de uma rede de extensão de água, de uma cozinha comunitária e assinou dois convênios do Bahia Produtiva, destinados à implantação de unidades agroflorestais. Ele também visitou uma creche e o Colégio Estadual Rui Barbosa e inaugurou uma policlínica municipal.

A cooperada Maria Damiana de Souza, 51 anos, disse que a associação com a qual trabalha produz doces e foi criada com muita luta e esforço. “Muita gente não acreditava, achava que não ia dar certo. Conseguimos uma sede, mas precisava reformar, era uma casa de farinha abandonada. A gente se uniu, está reformando, produzindo, mas tínhamos o problema de conseguir vender nossos produtos. Agora, recebemos essas barracas para colocar nas feiras. Isso é ótimo. Vai trazer benefícios não só para mim, mas para todas as famílias. Somos 31 sócios e, 15 de nós, são mulheres e essa barraca veio para nos ajudar”.

Rui ressaltou que a Bahia é o estado brasileiro com maior número de agricultores familiares. São 700 mil famílias, quase três milhões de baianos. “Por isso, estamos ajudando a agricultura familiar, para incentivar o agricultor a se juntar em associações e mecanizar a produção, e ajudando no beneficiamento e na comercialização dos produtos. Tudo isso para melhorar a renda do trabalhador rural. O produtor vai gastar esse dinheiro que ganhar a mais nas cidades, o comércio vai melhorar, a economia também, e as pessoas vão ter renda melhor”.

Segundo o secretário do Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, as 19 motos farão a cobertura de todos os municípios da região. “Elas vão atender à agricultura familiar, para que os produtores melhorem sua produtividade e possam levar a frutas para as agroindústrias, como pretende o Governo ao assinar a ordem de serviço”. O secretário ainda falou sobre os convênios para a produção de quintais agroflorestais. “Na mesma área em que se produz comercialmente, há a preservação. É uma agricultura que inclui também mudas típicas da Mata Atlântica”.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia