Grupo de jovens impedidos de parar para bater papo é acusado de provocar tumulto em shopping

Grupos de jovens que faziam o chamado rolezinho dentro do Shopping Salvador são acusados de provocar um grande tumulto e um clima de tensão entre os frequentadores do local, no começo da noite do sábado(7). De acordo com testemunhas, houve corregia e desespero depois que grupos começaram a brigar e até alguns objetos foram arremessados na área da praça de alimentação e perto da entrada dos cinemas.

Desde cedo grupos de jovens estavam passeando no shopping, como normalmente ocorre aos sábados. Grande parte, eles saem da periferia e marcam encontro no local, onde batem papo e circulam bastante por vários setores, especialmente na Praça de Alimentação e área onde ficam os cinemas do shoppings. No primeiro sábado de 2017, não foi diferente e o #AgoraNaBahia constatou que a movimentação era bem maior que dos dias normais.

A grande maioria desses grupos é formadas por adolescentes entre 14 e 17 anos, que desfilam com os seus próprios estilos de roupas e alguns com penteados exóticos. Poucos estão fora dos grupos e no caso deste fim de semana, a segurança do Shopping Salvador estava bastante reforçada no local.
“A gente só pode parar se ficar sentado em um restaurante ou lanchonete e tem que consumir alguma coisa”, diz Geysa, 16 anos, que todos os sábados costuma passear com as amigas em algum lugar da cidade, mas deu preferência ao shopping neste primeiro sábado do ano, pois, segundo ela, “não tinha visto muita gente da escola desde o ano passado”.Homens vestidos de não permitiam que os grupos ficassem parados. O tempo inteiro eles abordavam os adolescentes, pedindo com a ordem “vamos circular, não pode parar”. Isto foi o que o #AnB testemunhou diversas vezes durante o tempo em que permaneceu no local.

Em um trecho entre o topo das escadas rolantes e a praça de alimentação, sempre era formado um grande movimento, com grupos que estavam chegando e outros que eram obrigados e não ficar parados, sequer para bater papo. Tinha até “engarrafamento”, muitas vezes, por conta da quantidade desses jovens, fato que não agradou a Júnior, morador de Sussuarana e que estava no shopping pela primeira vez.

“Acho errado a gente nem conseguir parar. Eu estou com pouco dinheiro e não posso ficar parado em lugar nenhum. Nem sei direito dessa onda aqui”, disse Júnior, que pediu para não citar o primeiro nome.

Seguranças na Praça de Alimentação, observando: quem consumir fica na mesa, do contrário, tem que "circular"(Foto: #AnB)
Seguranças na Praça de Alimentação – destaque – observando: quem consumir fica na mesa, do contrário, tem que “circular”(Foto: #AnB)

Quando percebeu que havia essa norma, o #AnB foi até um dos seguranças e perguntou, mas ele disse que não poderia falar nada. “Estou aqui trabalhando”, respondeu o rapaz que não tirava o olho dos grupos.

Até o momento em que a reportagem permaneceu no Shopping Salvador, não houve nenhum tumulto. As chamadas tribos de amigos estavam reunidas, passeando, sorrindo bastante, bem de forma comportada e chamando a atenção como era o objetivo, pela forma como alguns se vestiam. O importante era ter algo diferente no corpo: cabeços vermelhos ou azuis, mulheres com short curto e desfiado e meninos com bonés estilosos, também com cabelos pintados, penteados diferentes e muitos exibindo correntões.

Depois do relato feito por frequentadores sobre a confusão ocorrida no começo da noite e que não foi acompanhada pelo #AnB, a assessoria de comunicação do Shopping Salvador divulgou nota dando explicações:

“Esclarecemos que, no início da noite deste sábado, 7 de janeiro, um grupo de jovens provocou tumulto na praça de alimentação do empreendimento e precisou ser contido pela nossa equipe de segurança. Após a identificação dos responsáveis, a situação foi contornada com o reforço do Juizado de Menores e Conselho Tutelar, que tomaram as providências necessárias. Após o ocorrido, o shopping seguiu funcionando normalmente”

Agora na Bahia



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia