Moradores de bairro de Salvador espalham cartazes para tentar intimidar assaltantes

Foto: Arquivo pessoal)

Moradores do bairro de San Martin, em Salvador, espalharam cartazes pelas ruas da localidade com mesagens para tentar intimidar assaltantes que agem na região.

As pessoas reclamam de constantes arrombamentos em casas e estabelecimentos comerciais, sobretudo no período da madrugada, e ainda reclamam da atuação da polícia.

Uma moradora ouvida pela reportagem disse que já teve a casa invadida por criminosos duas vezes, todas durante a madrugada. Os cartazes com os avisos foram colados em paredes das residências e também em estabelecimentos comerciais.

“Os arrombamentos são frequentes. Nas duas vezes que eles tentaram roubar aqui eu estava em casa e gritei, e saíram correndo. Eles chegam sempre depois da meia noite ou uma hora da manhã. Mas teve vizinhos que já tiveram televisores, notebooks e até secador de cabelo roubados”, disse a mulher, que preferiu não se identificar.

Os moradores dizem que os assaltos ficaram mais frequentes na região, sobretudo na Avenida San Martin, principal via do bairro, depois que muitas lojas foram abertas no local.

“Tem muito assalto, muita ocorrência de noite. Eles ficam procurando local e pessoas para assaltar. Quando a gente chama a polícia, eles [os policiais] demoram a chegar. Levam às vezes meia hora mais ou menos, e os bandidos saem correndo. Além disso, não vejo a polícia aqui fazendo ronda frequente”, destacou.

O comerciante Antônio Mário, 56 anos, que tem um mercadinho no bairro, também já diz ter sido vítima dos criminosos. Além do cartaz na parede do estabelecimento, como forma de inibir os assaltantes, colocou mais uma grade na porta do mercadinho para evitar arrombamentos.

“Pra eles [os assaltantes], não tem dia e nem hora. Mas agem mais durante a madrugada. Lá por volta de 1h30 ou 2h. Depois das 23h, nunca tem policiamento. Aí, eles aproveitam. Hoje, os comerciantes até fecham mais cedo, com medo. Aqui roda muito motociclista, e a gente fica assustado. A porta do mercado já tinha uma grade e eu coloquei mais duas. Se não fizer isso, eles arrombam mesmo”, disse.

O comerciante, que atua há 12 anos no local, diz que até a mãe já foi vítima. “Ela estava dentro de casa, os caras chegaram, entraram e levaram a televisão dela. Está um caos, sobretudo depois que o comércio ficou forte aqui”, diz.

Outro comerciante do local, que tem uma casa de materiais de construção, também disse já ter sido vítima da ação dos bandidos. Ele disse que, na última semana, vários objetos do local foram levados durante a madrugada e os funcionários só perceberam pela manhã, quando chegaram para trabalhar.

“Foi a terceira vez que acontece aqui. Durante a madrugada são eles que mandam na rua. A gente fica refém”, disse, sob anonimato.

Em nota, a Polícia Militar informou que o policiamento na avenida San Martin é realizado pela 9ª Companhia Independente (CIPM) com o emprego de viaturas e motopatrulhamento diuturnamente, fazendo rondas e abordagens a pedestres e veículos.

O órgão disse que a 9ª CIPM montou na região a “Operação Presença”, que consiste em uma viatura a noite toda na avenida em pontos estratégicos e afirmou que a unidade tem também o apoio da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT) Rondesp BTS e do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto).

A PM também informou que é importante o cidadão registrar as ocorrências na delegacia, pois a PM trabalha a partir dos dados estatísticos de cada área, assim como ligar para o Disque Denúncia, (71) 3235-0000, para informar dados sobre qualquer crime que aconteça nos bairros.

*G1



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia