Redução da violência tem relação com menos blocos com corda, avalia Neto

O prefeito ACM Neto afirmou, nesta segunda-feira (12), que o aumento das atrações sem cordas no Carnaval deste ano tem levado ao maior número de foliões na rua e à redução da violência. “Quando tem o bloco, tem menos espaço na rua. Com mais espaço, tem menos confusão. É o que está acontecendo”, disse ele, ao fazer uma breve avaliação da folia em 2018.

O crescimento no número de trios sem cordas foi motivado, segundo ele, pela redução dos blocos. “A prefeitura colocou essa quantidade de trios sem corda porque os blocos deixaram de existir. Primeiro houve um movimento de fuga do folião dos blocos. Se você não tem bloco, para ter música acontecendo na cidade você precisa ter atrações sem corda. E é o que a prefeitura vem fazendo. É um modelo muito mais democrático. Se você perguntar a quem está na rua, eles gostam mais hoje do que no ano passado”, afirmou.

Ele disse ser defensor dos blocos e ressaltou que a prefeitura deu 50% de redução das taxas cobradas para todos eles no Carnaval, como forma de estimular. “Agora, não foi culpa da prefeitura nem do governo (a queda dos blocos). O carnaval vai mudando. Primeiro vieram os camarotes, que são uma concorrência para os blocos. Pagando o mesmo preço, sem a confusão da rua, sem correria. A presença das atrações sem corda é decisiva para o Carnaval. Não tem como impor ao folião. Se ele não quer sair no bloco A ou B, ele não vai sair”, avalia.

O prefeito também afirmou que o principal critério adotado pela prefeitura para a contratação de artistas que tocam nos trios sem corda é que sejam baianos. “Eu sempre procurei ter critérios, e o primeiro deles é que a prefeitura não contrata nenhuma atração de fora da Bahia. A gente tem que prestigiar o Carnaval da Bahia, a música baiana”, ponderou.

*Correio

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia