Previstas para Copa de 2014, reforma de aeroporto de Salvador não foi concluída

(Foto: Alan Tiago Alves/G1)

Nas vésperas da Copa do Mundo da Rússia, obras previstas para serem concluídas até o último mundial, sediado no Brasil em 2014, como a reforma da fachada e a 2ª etapa de construção da nova área de check-in do aeroporto internacional de Salvador não foram concluídas.

Outras obras que chegaram a ser incluídas na Matriz de Responsabilidades do Ministério do Esporte, documento que listou as obras de infraestrutura para a Copa de 2014, como o Bus Rapid Transit (BRT), e que foram depois retiradas do documento, pela impossibilidade de inauguração antes do torneio, também não foram realizadas ou ainda estão em execução.

A capital baiana foi uma das 12 cidades escolhidas para receber jogos da Copa de 2014 e que se prontificaram a realizar obras de estádios, mobilidade urbana e infraestrutura, como portos e aeroportos, para serem palcos do mundial. A maior parte das obras prometidas em Salvador foram cumpridas, enquanto outras se arrastam até hoje.

Na Matriz de Responsabilidades do Ministério do Esporte, documento que listou as obras de infraestrutura para a Copa de 2014, estavam previstas intervenções no aeroporto como ampliação dos pátios de manobra das aeronaves, obra da reforma do terminal de passageiros e nova área de check-in e construção de nova torre de controle.

As obras de ampliação dos pátios de manobra das aeronaves, que passaram de 79.645 m² para 91.395 m², foram concluídas em setembro de 2013, segundo informou a Infraero. Já a nova torre de controle do aeroporto, que conta com 60 metros de altura, só ficou pronta depois da copa, em novembro de 2014.

A Infraero também disse ter realizado ampliação da sala de embarque doméstico remoto (de 218,04m² para 573,41m²) e afirmou ter concluído a 1ª etapa da nova área de check-in, a 3ª ilha do check-in e a primeira fase da 2ª etapa da nova área de check-in.

Aeroporto de Salvador. (Foto: Alan Tiago Alves/G1)

Aeroporto de Salvador. (Foto: Alan Tiago Alves/G1)

A empresa também listou como obras feitas a ampliação dos sanitários, conjunto de banheiros do saguão de desembarque internacional, conjunto de elevadores, escadas rolantes e escada fixa (ligação do térreo e o 1º pavimento), entre outros.

A Infraero deixou de operar e administrar o Aeroporto de Salvador desde o começo de janeiro de 2018, quando a francesa Vinci Airports assumiu a gestão. A empresa arrematou o terminal por R$ 1,59 bilhão.

A Infraero disse que os contratos estão em processo de distrato, com o pagamento dos serviços já executados e que o serviço na fachada do aeroporto, onde há o acesso ao terminal de passageiros, foi o único item que restou a ser feito até a entrega da gestão. Ainda conforme a Infraero, todos os demais itens do escopo sob responsabilidade da estatal foram concluídos, sendo que 81% do valor do contrato das obras, de R$ 112,5 milhões, foram executados.

A empresa, no entanto, não especificou porque só entregou a primeira fase da 2ª etapa da nova área de check-in.

A concessionária Vinci Airports disse que iniciou no dia 19 de abril de 2018 a primeira fase das obras de modernização e expansão do equipamento, com previsão de conclusão para outubro de 2019.

Conforme previsto no Contrato de Concessão, segundo a empresa, serão feitas melhorias tanto na área destinada às aeronaves como no terminal de passageiros, incluindo uma nova área comercial.

Já o sistema de check-in, de acordo com a Vinci, será modificado para refletir a tecnologia mais moderna utilizada em vários aeroportos no mundo, incluindo equipamentos não visíveis aos grande público, como o sistema de roteamento de bagagens que comunica a área de check-in com as equipes que carregam a aeronave.

Ainda de acordo com o Contrato de Concessão, a Vinci informou que não há previsão de mudanças na fachada na atual fase de obras. “Assumimos a operação do aeroporto em janeiro de 2018 e, por isso, não estamos em posição de comentar sobre eventuais planos anteriores à nossa gestão”, disse a empresa, em nota enviada a reportagem.

*G1



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia