Salvador e RMS registram 179 incêndios em vegetação em 2019

Salvador e região metropolitana (RMS) registraram 179 incêndios em vegetação em 2019, segundo dados levantados pelo Corpo de Bombeiros. O número é 28% maior que o contabilizado no mesmo período de 2018, quando 140 queimadas foram registradas.

Ainda segundo informações dos bombeiros, cerca de 10 ocorrências de incêndio são registradas por dia em Salvador e RMS.

Uma das causas para os incêndios na temporada de verão é a estiagem, quando altas temperaturas são registradas, favorecendo as chamas. Por outro lado, apesar do aumento de focos de incêndio, não houve mudanças na temperatura em relação a 2018.

“Esse ano especificamente a gente não está vendo nada diferente. Com relação às temperaturas, elas se mantêm praticamente nos mesmos valores que a gente observou no ano passado, variando entre 30º e 32º. Já com relação as chuvas, a gente tem um menor volume acontecendo nesse verão. Todo esse conjunto vem favorecer a questão das queimadas”, afirmou a meteorologista Claudia Valéria.

A ação do homem, entretanto, tem sido a principal causa de incêndios. Segundo o Tenente Santos Araújo, do Corpo de Bombeiros, é importante que algumas medidas sejam adotadas para reverter a situação.

“Evitar pontas de cigarro acesas na vegetação, fogos de artificio. Evitar crianças brincando com fogos, evitar queima de lixos. Todas são medidas preventivas para acabar, ajudando a diminuir o número de ocorrência de incêndio na vegetação”, afirmou.

O último caso registrado ocorreu na vegetação da Avenida Bonocô, sentido rodoviária, na terça-feira (12).

As chamas começaram por volta das 10h, e duas viaturas dos bombeiros e um carro pipa trabalharam por mais de 2 horas combatendo as chamas.

Na segunda-feira (11), um incêndio atingiu uma vegetação na Ladeira do Taboão, perto do Plano Inclinado Gonçalves, que liga o Comércio ao Pelourinho.

Conforme uma testemunha, as chamas começaram por volta das 11h30, em um bambuzal que fica atrás da Escola de Medicina da Ufba.

A fumaça provocada pelo incêndio podia ser vista do Comércio e também da Praça da Sé e Terreiro de Jesus.

Segundo o Corpo de Bombeiros, duas viaturas foram encaminhadas e controlaram o fogo. As causas do incêndio não foram divulgadas.

No último dia 26 de janeiro, um incêndio assustou moradores Alameda Guarapari, no bairro de Stella Maris.

Motoristas que estavam com os carros estacionados bem perto do fogo, tiraram os veículos do local. Um grupo teve que arrastar um carro que estava estacionado, porque o condutor não estava no momento, e as chamas no terreno estavam muito altas. O fogo foi controlado pelo Corpo de Bombeiros, ainda no sábado.

*G1



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia