Cobra rara é encontrada por moradores em rua do bairro do Uruguai, em Salvador

Uma cobra rara, conhecida como “cobra do milho”, foi encontrada por moradores em uma rua do bairro do Uruguai, em Salvador, nesta quinta-feira (9).

Segundo informações da Guarda Municipal de Salvador (GCM), a cobra, que não é venenosa, tem pouco mais de um metro e foi resgatada por uma equipe do Grupo Especial de Proteção Ambiental (Gepa) após denúncias de moradores.

Cobra do Milho é resgatada pela Guarda Municipal no bairro do Uruguai, em Salvador

Cobra do Milho é resgatada pela Guarda Municipal no bairro do Uruguai, em Salvador

O animal, que tem cor laranja e e pintas amareladas, foi levado para o Núcleo Regional de Ofiologia e Animais Peçonhentos da Bahia (Noap), que pertence ao Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

De acordo com a médica e veterinária Tatiale Rodrigues, do Noap, a cobra do milho é originária dos Estados Unidos, mas é criada por alguns brasileiros como animal doméstico, por causa do temperamento dócil.

“Não deveríamos encontrar a cobra do milho aqui no Brasil, pois é proibida a importação e reprodução de animais exóticos no país. Essa cobra é considerada dócil e, por isso, até hoje é vítima do tráfico de animais e de reprodução forçada”, disse Tatiale Rodrigues.

A prefeitura informou que para as solicitações de resgate de animais silvestres, o cidadão pode entrar em contato com a Guarda Civil Municipal através do telefone (71) 3202-5312.