Santo Amaro: após prisão de ex-vice-prefeito, empresário está foragido

O empresário Roberto José Oliveira Santana é considerado foragido da Justiça depois que o Ministério Público deflagrou operação nesta terça-feira (28) como desdobramento da Adsumus. Ele teve a prisão preventiva decretada ao lado do ex-vice-prefeito de Santo Amaro, Leonardo Pacheco. Os denunciados responderão por formar associação criminosa para desvio de recursos públicos.

Santana foi procurado por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em sua residência no município de Lauro de Freitas, mas não foi encontrado.

Os pedidos de prisão foram feitos em denúncias oferecidas pelos promotores de Justiça Aroldo Pereira e João Paulo Schoucair e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) que foram recebidas pelo juiz Sadraque Oliveira Rios.

Além dos dois, estão entre os denunciados o ex-prefeito da cidade, Ricardo Jasson Magalhães, o ex-secretário de Administração Luís Eduardo Pacheco Alves e a empresária Rafaela dos Santos Santana Hedjazi.

As denúncias tiveram como base relatos da colaboração premiada homologada pelo Tribunal de Justiça da Bahia realizada ao MP por um dos acusados de envolvimento em um esquema fraudulento que causou, somente com processos licitatórios irregulares para o fornecimento de bens de consumo com a empresa do colaborador, prejuízos superiores a R$ 2,7 milhões aos cofres públicos.

Também a pedido do MP, a Justiça determinou o sequestro de bens dos denunciados até aquele valor e a devolução ao erário municipal de R$ 2 milhões pelo colaborador.

Segundo os promotores de Justiça, o colaborador era responsável por simular, a mando do prefeito, o fornecimento dos bens de consumo, por meio de notas fiscais falsas, e por transferir os valores para as contas bancárias de Roberto Santana e Rafaela dos Santos, além de sacar o dinheiro e entregá-lo pessoalmente a Leonardo Pacheco.

*Bocão news



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia