Com muitas praias impróprias e mar agitado, principal lazer dos baianos está limitado

O domingo(13) não terá tempo dos melhores para os baianos aproveitarem um dos seus principais meios de lazer. Ir à praia para tomar tomar sol ainda não deve ser a melhor opção, pois o tempo segue instável na capital e em várias regiões e, apesar do sol aparecer em alguns momentos, a chance de chuva grande, mesmo fraca, é grande em muitos momentos do dia. Além disso, navegar também é arriscado, pois, segundo boletim divulgado pela marinha, as ondas vão ser fortes até amanhã(14), podendo chegar a até 4 metros.

De acordo com o boletim distribuído pelo órgão, a navegação está arriscada e, por isso, quem tem costume de aproveitar o lazer fazendo viagens de barco, deve ter muita cautela e, de preferência, evitando desatracar. De acordo com as informações técnicas, esta vai ser a situação até as 9h da segunda-feira:

Na área litorânea compreendida entre Regência, no norte do Espírito Santo, até Recife (PE), há previsão de ressaca, com ondas de até 3 metros, com vigência entre as 21h deste sábado (12) e as 9h da segunda-feira (14).

Na área marítima compreendida entre Caravelas (BA) e Salvador, a previsão é de mar grosso com ondas de até 4 metros, das 21h de hoje (11) às 21h da próxima segunda-feira (14).

Na área marítima compreendida entre Salvador e Cabedelo (PB), há previsão de mar grosso com ondas de até 3,5 metros, válida das 21h deste sábado (12) às 21h da segunda-feira (14).

A Marinha informa que em caso de necessidade, as Organizações Militares responsáveis pela segurança da navegação na área marítima sob a responsabilidade do Com2ºDN poderão ser acionadas, em qualquer horário, por meio de telefones. Pedidos de auxílio também podem ser encaminhados para o Serviço de Busca e Salvamento Marítimo (SALVAMAR) Leste, operado pelo Comando do 2º Distrito Naval em Salvador. Os números são:

Capitania dos Portos da Bahia: (71) 3507-3777

Capitania dos Portos de Sergipe: (79) 3711-1600

Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Seguro: (73) 3421-2050

Delegacia da Capitania dos Portos em Ilhéus: (73) 3222-5100

SALVAMAR LESTE: 0800 284-3878

Praias impróprias

Por outro lado, o Instituto do Meio Ambiente da Bahia(Inema), informa que muitas praias estão impróprias e devem ser evitadas pelos banhistas neste domingo, já que há risco de doenças. A relação é a seguinte:

Salvador

Paripe, Tubarão, Periperi, Penha, Bogari, Bonfim, Pedra Furada, Boa Viagem, Canta Galo, Farol da Barra, Ondina, Rio Vermelho, Buracão, Amaralina, Pituba (atrás da Praça, antigo Clube Português), Armação, Boca do Rio, Corsário, Patamares, Piatã, Itapuã (em frente à Sereia de Itapuã) e Lagoa de Abaete.

Baía de Todos os Santos

Praias impróprias: Madre de Deus (sob à ponte em Madre de Deus), Itapema e Conceição de Salinas.

Costa dos Coqueiros

Praias impróprias: Buraquinho, Busca Vida, Barra do Rio Pojuca e Rio Imbassaí (na cachoeira da D. Zilda).

Costa do Dendê

Praias impróprias: Morro de São Paulo (início da primeira praia).

Costa do Cacau

Praias impróprias: Barra de São Miguel, Marciano, Malhado e Cristo.

 

*AgoranaBahia



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia