Conceição do Almeida: Estão abertas as inscrições para o curso de Formação pela Escola(FPE); saiba mais

A Secretaria Municipal de Educação de Conceição do Almeida, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE e com o Ministério da Educação – MEC, informa que estão abertas as inscrições para o Curso de Formação pela Escola (FPE), com o Módulo Censo Escolar.

O Formação pela Escola é um programa EaD, voltado para a capacitação dos profissionais de ensino, técnicos administrativos e gestores públicos municipais e estaduais, representantes da comunidade escolar local, sociedade organizada e estudantes universitários. Qualquer cidadão que possua conhecimentos básicos e acesso à internet e e-mail pode fazer a inscrição.

Este curso visa a capacitação dos profissionais envolvidos no processo de preenchimento, acompanhamento e controle social das informações do Censo Escolar da Educação Básica. O Censo Escolar revela a situação da educação no País subsidiando a elaboração, aplicação e avaliação das políticas públicas na área educacional. Sabe-se o quanto a qualidade das informações coletadas no Censo Escolar é essencial para que as decisões e ações empreendidas sejam favoráveis aos interesses das populações escolares envolvidas.

As vagas são limitadas a 40 cursistas por turma. A seleção dos interessados será por ordem de inscrição, já que o número de inscritos pode exceder ao de vagas. As informações sobre os dois Encontros Presenciais (local, data e hora) serão disponibilizadas aos matriculados. O certificado dos cursos do FPE é emitido pelo MEC.

 

Período de inscrição: de 04 a 11 de setembro de 2017.

Local das inscrições: Secretaria Municipal de Educação de Conceição do Almeida.

Carga horária: 60 horas (08h presenciais divididas em dois encontros de 04h e 52h à distância).

Duração: de 11/09/2017 à 25/10/2017.

Público alvo: profissionais de educação da rede pública de ensino, técnicos, gestores públicos estaduais, municipais e escolares, membros do comitê local do Plano de Ações Articuladas (PAR) e dos conselhos de controla social da educação que atuem no segmento da educação básica e qualquer cidadão que tenha interesse em conhecer as ações e os programas do FNDE.

Exigência: Conhecimentos básicos em informática.

Este curso tem como objetivo fornecer aos cursistas informações e conhecimentos que lhes permitam:

  • Reconhecer a importância dos princípios que orientam um processo censitário para um bom planejamento e o alcance dos objetivos de um censo.
  • Reconhecer as funcionalidades do Sistema Educacenso.
  • Preencher corretamente as informações do Censo Escolar no Sistema Educacenso.
  • Reconhecer a relevância social dos dados do Censo Escolar e conscientizar os diversos atores educacionais sobre a sua adequada utilização.
  • Relacionar a utilização dos dados do Censo Escolar com o planejamento, elaboração, execução e acompanhamento de políticas públicas educacionais.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia