Receita Federal abre consulta para 4º lote de restituição do Imposto de Renda

A consulta ao 4º lote de restituição do imposto de renda foi aberta na sexta-feira (8) pela Receita Federal. De acordo com o órgão, são cerca de 90 mil baianos que terão direito ao retorno de alguma quantia da contribuição feita ao Estado. Ao total, são R$127.653.331,37 distribuídos por todo Brasil. Os beneficiados terão até 15 de setembro para reivindicar os valores.

São várias as formas de consultar se você está em uma destas restituições do IR. Pelo telefone, discando 146; pelo aplicativo da Receita, “Receita Federal – Pessoa Física”, disponível para IOS e Android, além do site da Secretaria da Fazenda na internet.

Quem tem restituição a receber e ainda não tiver sido contemplado pode aguardar os próximos lotes, mas é importante lembrar que a restituição só é liberada se não houver pendências na declaração.

É recomendável que o cidadão verifique se há alguma pendência na sua declaração. Para isso, ele deve acessar o extrato da declaração no portal e-CAC – Centro de Atendimento Virtual. Por segurança, o acesso ao portal é feito com um código gerado na própria página da Receita Federal, ou com um certificado digital.

O acesso ao extrato da declaração permite ao contribuinte:
– Identificar pendências que levam à retenção da declaração em malha;
– Conferir se as quotas de pagamento do imposto estão sendo quitadas corretamente;
– Solicitar, alterar ou cancelar débito automático das quotas;
– Identificar e parcelar eventuais débitos em atraso, dentre outros serviços.

Caso o extrato indique a existência de pendências na declaração motivadas por erros/irregularidades no preenchimento, o cidadão poderá fazer sua autorregularização, enviando uma declaração retificadora que corrija os erros apontados. Quanto mais cedo for efetuada a correção, mais rapidamente será liberada a restituição.

 

Fonte: R7



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia