Setembro Amarelo: Drª Tatiana Brasileiro alerta sobre o suicídio e a importância da Campanha

Durante todo o mês de setembro é realizada uma campanha de conscientização em todo o país para prevenção ao suicídio, o setembro amarelo como é intitulada tem como principal objetivo alertar a população sobre uma realidade presente no Brasil e suas formas de prevenção.

Em entrevista concedida ao repórter Itajay Júnior da Rádio Andaiá FM, a psiquiatra Tatiana Brasileiro conta a importância de falar sobre a questão do suicídio, pois é uma epidemia oculta. “Tem crescido a cada ano, de 2002 até 2014 cresceu em 10% o número de suicídio entre 12 e 60 anos de idade, é uma causa de mortalidade que afeta crianças, adultos e idosos e na maioria das vezes mais de 90% tem o transtorno mental” explica.

Ela alerta que o transtorno mental não tratado é a principal causa do suicídio, além da depressão, transtornos bipolares, esquizofrenia e uso de álcool e outras drogas.  No Brasil as taxas de suicídio são maiores no Sul do país comparada ao Nordeste. O histórico familiar, pessoas separadas e viúvas e a falta de suporte familiar são fatores que contribuem para realização do suicídio.

Sobre a depressão Tatiana alerta que o mais importante é evitar os julgamentos diante dessa situação. “Quem tem depressão tem uma tristeza persistente, uma redução do prazer, um desânimo e pode ter alteração muito comumente do sono ou apetite e conforme agravando pode chegar aos pensamentos de morte”, conta.  E acrescenta que diante desse quadro o recomendável é conduzir a pessoa para uma avaliação médica e contribuir para que mais uma vida seja preservada.

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail, chat e voip 24 horas todos os dias. Para mais informações acesse aqui.

“Falar é a melhor solução”.

Blog do Valente



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia