Brasileiros elegem ‘corrupção’ como palavra do ano

Na opinião de milhares de entrevistados, a palavra do ano para o brasileiro em 2017 é “corrupção”. O resultado foi obtido por uma pesquisa realizada pela consultoria Cause em parceria com o Instituto Ideia Big Data.

Na primeira fase do levantamento, 9 mil participantes escolheram a palavra do ano de forma espontânea. O resultado, então, foi submetido a uma equipe de especialistas, que definiu 5 termos finalistas: corrupção (37%), vergonha (26%), crise (18%), tenso (10%) e mudança (9%). As cinco palavras escolhidas foram submetidas a votação.

Para o cientista político e sócio da consultoria Cause, Leandro Machado, o resultado reflete o “ânimo da sociedade”. “Vídeos, malas, primos, o caldo foi consistente esse ano para eleger sem nenhuma surpresa a palavra corrupção”, pondera Machado.

O especialista diz esperar que a palavra de 2018 possa ser “renovação”. Ele acredita que, entre dois nomes aventados para as eleições presidenciais, o prefeito paulistano João Doria (PSDB) e o apresentador Luciano Huck, o último tem mais chances em um pleito porque nunca desempenhou um cargo político.

Em 2016, a mesma pesquisa escolheu a palavra “indignação” como o termo do ano. O levantamento foi inspirado em iniciativas similares realizadas no exterior. O Dicionário Oxford, por exemplo, escolheu “pós-verdade” como a palavra do ano em 2016.

 

Fonte: Notícias ao minuto