Pior mandante, Vitória encara o pior visitante da Série A

Em briga direta na zona de rebaixamento, Leão mede forças com o São Paulo, às 16h, no Barradão.

Um não consegue dar alegrias quando está diante do seu torcedor. Outro, perde toda sua força quando está longe de casa. Graças a isso, os dois estão na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro da Série A. Hoje, Vitória e São Paulo tentam mudar esse cenário, às 16h, no Barradão.

Pior mandante do Brasileirão até o momento, o Vitória precisa modificar esse histórico com urgência, para conseguir deixar de vez as últimas posições da tabela. Diante do seu torcedor, o Leão tem um retrospecto ruim. Até aqui, o time conquistou apenas nove pontos em casa, de 36 disputados. O aproveitamento é baixíssimo: só 25%. Foram 12 gols feitos e 19 sofridos.

Dos 12 jogos em casa – dois na Fonte Nova e 10 no Barradão – o rubro-negro só conseguiu vencer dois: Atlético-MG, por 2×0, e Ponte Preta, por 3×1. A última vez que ganhou foi no dia 2 de agosto. Como mandante, o time  ainda empatou três vezes (Botafogo, Bahia e Fluminense) e perdeu sete (Corinthians, Coritiba, Santos, Vasco, Grêmio, Chapecoense e Avaí). O resultado disso pode ser visto na tabela. Hoje, o Vitória é o 17º colocado, com 26 pontos, dois a mais que o São Paulo, que é o 19º.

Esperança
A luz no fim do túnel está no adversário do dia. Se o Vitória é o pior mandante do Brasileirão, o tricolor paulista é um visitante ainda pior. Presta atenção nos números. Foram 36 pontos disputados e apenas cinco conquistados. Dos 12 jogos que fez, o São Paulo só conseguiu ganhar um fora de seus domínios, diante do Botafogo, por 4×3.

A equipe teve ainda dois empates na Série A como visitante, com Sport e Avaí, e outras nove derrotas, para Cruzeiro, Ponte Preta, Corinthians, Atlético-PR, Flamengo, Santos, Chapecoense, Bahia e Palmeiras. O São Paulo balançou as redes 12 vezes e sofreu 23 gols em campos adversários.

Se o aproveitamento do Vitória como mandante pode ser considerado ruim, o do time comandado pelo treinador Dorival Júnior, como visitante,  é bem pior: apenas 13,8%.

Para tentar mudar esse cenário e conseguir dar alegrias ao seu torcedor, o Vitória contará com o retorno do zagueiro Ramon, que tem atuado improvisado como primeiro volante, e do meia Yago. Ambos cumpriram suspensão e voltam ao time.

As mudanças não param por aí. Como o lateral-esquerdo Juninho sofreu distensão no joelho e ficará pelo menos um mês sem poder jogar, Mancini vai improvisar o volante Fillipe Soutto, o zagueiro Bruno ou o lateral-direito Patric na posição. Geferson e Thallyson, laterais-esquerdos de origem, estão à disposição e não jogam por opção do técnico. Os dois, pelo menos até o momento, não conseguiram cair nas graças do torcedor rubro-negro.

No setor de ataque, Vagner Mancini aguarda até o último momento para saber se o centroavante Tréllez estará apto a jogar. O colombiano está com um edema no pé e, caso não seja liberado pelo departamento médico do clube, será substituído por Kieza, artilheiro do time na temporada, com 12 gols. Os volantes Willian Farias, lesionado, e José Welison, em recuperação de cirurgia, também estão fora.

*Correio



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia