Usar celular durante refeição faz comer mais, segundo pesquisa

Uma pesquisa feita pelo Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Lavras (UFLA) mostrou que usar o celular ou ler durante as refeições aumenta o consumo de calorias.

O uso seria uma distração que pode levar a pessoa a comer mais. Os resultados mostraram que, ao utilizar o smartphone enquanto se alimenta, o brasileiro aumenta em 15% o consumo de calorias e em até 20% ao fazer uma leitura durante a refeição, o que representa uma média de 101 calorias.

Excesso

De acordo com o professor responsável pela pesquisa, Luciano José Pereira, “a partir do momento que você não presta atenção naquilo que você está ingerindo você corre o risco de se alimentar em excesso”. Para chegar a essa conclusão foram avaliadas 64 pessoas, entre 18 e 40 anos, em aspectos relacionados à mastigação, Índice de Massa Corporal e preferência de alimentação.

Os participantes se alimentaram sem distrações e depois ao lado de smartphones e textos de uma revista. Os resultados revelaram que pessoas comem mais quando distraídas porque têm dificuldade de perceber as mensagens químicas de satisfação que o corpo envia.

Além disso, alguns pais têm o hábito de colocar desenhos para distrair a criança enquanto ela come. Pereira se posicionou contra a prática. “A utilização destes recursos já é condenado pelo guia alimentar de 2014, que indica que a gente não deve usar nenhum de equipamento eletrônico enquanto se alimenta”, conclui o pesquisador.

*Atarde