Pasta de dente não repara tela trincada de celular; veja

Um vídeo publicado no Facebook há pouco mais de um mês tem chamado a atenção dos internautas por trazer uma aparente solução para um problema comum aos usuários de celular: as telas trincadas dos smartphones.

Na filmagem, um homem aplica uma boa quantidade de pasta de dente sobre a tela do aparelho, espalha o creme com o dedo indicador e, na sequência, limpa o conteúdo com um pedaço de pano branco. O resultado é um visor restaurado, reluzente e intacto.

A publicação, publicada pela página “Não leve por trás”, já foi vista mais de 8 milhões de vezes, tem 137.000 compartilhamentos e mais de 3.000 reações. No entanto, não passa de uma montagem.

Segundo Gustavo Pamplona, professor de engenharia elétrica do departamento de sistema eletrônicos da Escola Politécnica da USP (Poli-USP), quando um vidro trinca, a reparação deve ser feita com uma resina. ”Mesmo assim, você não forma vidro novo, porque, para isso, seria necessário derretê-lo e elevá-lo a altas temperaturas”, explica. Ainda conforme Pamplona, a resina deixaria marcas no visor, algo que não acontece no vídeo. ”Do ponto de vista material, não faz o menor sentido passar um abrasivo para reparar buracos”, acrescenta.

Outro ponto apontado pelo professor é uma aparente troca de celulares. ”No começo do vídeo, parece, de fato, que se trata de um vidro quebrado. Mas, após a limpeza, no meio do vídeo, o aparelho aparece com uma película, o que supõe ser um novo celular”, finaliza.

Nos comentários, a eficiência do truque também é colocada em xeque. Alguns usuários zombaram da situação. ”Passei Sensodine, ele transformou meu LG num iPhone”, ”Não usem Colgate. Usem Close Up sabor menta, o resultado é extraordinário” e ”Se funciona? Não sei mas teu celular não terá cárie” são algumas das respostas irônicas, mencionando marcas de creme dental concorrentes daquela exibida no vídeo, que aparecem com mais reações no post.

https://www.youtube.com/watch?v=CRGQDMeYUOY

*Veja



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia