Pasta de dente não repara tela trincada de celular; veja

Um vídeo publicado no Facebook há pouco mais de um mês tem chamado a atenção dos internautas por trazer uma aparente solução para um problema comum aos usuários de celular: as telas trincadas dos smartphones.

Na filmagem, um homem aplica uma boa quantidade de pasta de dente sobre a tela do aparelho, espalha o creme com o dedo indicador e, na sequência, limpa o conteúdo com um pedaço de pano branco. O resultado é um visor restaurado, reluzente e intacto.

A publicação, publicada pela página “Não leve por trás”, já foi vista mais de 8 milhões de vezes, tem 137.000 compartilhamentos e mais de 3.000 reações. No entanto, não passa de uma montagem.

Segundo Gustavo Pamplona, professor de engenharia elétrica do departamento de sistema eletrônicos da Escola Politécnica da USP (Poli-USP), quando um vidro trinca, a reparação deve ser feita com uma resina. ”Mesmo assim, você não forma vidro novo, porque, para isso, seria necessário derretê-lo e elevá-lo a altas temperaturas”, explica. Ainda conforme Pamplona, a resina deixaria marcas no visor, algo que não acontece no vídeo. ”Do ponto de vista material, não faz o menor sentido passar um abrasivo para reparar buracos”, acrescenta.

Outro ponto apontado pelo professor é uma aparente troca de celulares. ”No começo do vídeo, parece, de fato, que se trata de um vidro quebrado. Mas, após a limpeza, no meio do vídeo, o aparelho aparece com uma película, o que supõe ser um novo celular”, finaliza.

Nos comentários, a eficiência do truque também é colocada em xeque. Alguns usuários zombaram da situação. ”Passei Sensodine, ele transformou meu LG num iPhone”, ”Não usem Colgate. Usem Close Up sabor menta, o resultado é extraordinário” e ”Se funciona? Não sei mas teu celular não terá cárie” são algumas das respostas irônicas, mencionando marcas de creme dental concorrentes daquela exibida no vídeo, que aparecem com mais reações no post.

*Veja




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *