SAJ: IFBA exibe documentários produzidos por seus estudantes na Praça Padre Mateus

Nada como uma noite de cinema ao ar livre. Melhor ainda quando os filmes, a serem exibidos, foram produzidos na cidade e narram fatos e histórias de pessoas conhecidas.

Essa foi a inspiração da sessão de cinema, promovida pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA), que aconteceu nesta quinta-feira, 20, na Praça Padre Mateus, centro de Santo Antônio de Jesus e apresentou, para o público em geral, cinco documentários produzidos por seus estudantes.

Os filmes exibidos são resultados do curso de Produção de Roteiro e Vídeo para Curta-metragem, integrante do Projeto Tecendo Histórias do IFBA, campus de Santo Antônio de Jesus.

Sobre isso o professor e cineasta Márcio Soares, fala com bastante entusiasmo, “os alunos ao concluírem esse curso,  precisam produzir um mini-documentário sobre aspectos socioculturais de Santo Antônio de Jesus e seu entorno. Fazer a apresentação desses filmes na praça é importante porque dar o retorno para os personagens reais, os atores do cotidiano que são na verdade os moradores da cidade”.

Comprovando a qualidade das produções dos estudantes, os curtas “Nas Mãos do Oleiro” e “Em Busca do Cinema no Recôncavo” foram selecionados para o Festival Estudantil de Curtas que acontecerá, em Vitória da Conquista, município do sudoeste baiano, no próximo dia 27.

O cineasta santoantoniense Tau Tourinho, aproveitou para destacar a importância dessa sessão na praça. “Os filmes são feitos para o público e não podem ficar somente na instituição. Como o IFBA não fica no centro da cidade, é mais difícil o público ir até lá. O IFBA está de parabéns e que isso ajude para o desenvolvimento cultural da cidade.”

O IFBA realiza o projeto Cine Clube, aos sábados, no seu auditório. A decisão de ir para a praça tem o objetivo de se aproximar mais da comunidade. O coordenador do projeto, Pedro Nascimento, avalia a experiência como positiva e já adianta que pretende continuar levando a exibição para outros espaços da cidade como escolas e associações de bairros.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia