Especialista dá dicas de segurança para viagens de férias e de fim de ano

                                                           Foto: Ilustrativa

Finalmente a época das férias chegou. Com isso, muitas famílias fazem planos de viagem para aproveitar bem o momento de lazer e de descanso.

É sempre bom pensar em todos os detalhes para viajar sem preocupações e um dos pontos mais importantes é o que diz respeito à segurança de sua casa no período de ausência, já que o número de furtos ocorridos a residências, apartamentos, condomínios e empresas costumam aumentar nesta época do ano.

Em conversa com a reportagem, o diretor da AVI Segurança, João Ricardo Oliveira, alerta que algumas medidas, como deixar a luz acesa, na tentativa de fazer parecer que tem gente no local, pode ter efeito contrário.

“As pessoas acham que o fato de deixar a luz ligada evita o furto. Todo mundo que planeja furtar uma casa, loja, faz um estudo prévio. O furto não é aleatório. Se você deixa a luz ligada continuamente, ele sabe que foi uma estratégia de tentar burlar uma situação”, diz.

Ainda de acordo com Oliveira, nesta época do ano, moradores de bairros populares devem redobrar mais atenção, assim como comerciantes.

“Os grandes problemas são os bairros mais populares. Uma boa medida seria deixar vizinhos de extrema confiança sobre aviso. É uma política muito comum nesses bairros. Além disso, dá para comprar alguns equipamentos de segurança como câmera em conta pela internet, como câmeras. Já donos de pontos comerciais, devem adotar o serviço de assessoria eletrônica, câmeras e sensores de presença com alarme, com intuito de evitar qualquer tipo de dano ao bem comercial”, conta.

Durante entrevista, o diretor da AVI também alerta sobre a importância de contratar um serviço de uma empresa segurança especializada.

“Uma empresa regulamentada confere uma regularidade ao órgão que gerencia todo controle de acesso, armamento, coletes, e outros equipamentos permitidos pela Polícia Federal. A chamada segurança clandestina traz ainda a responsabilidade civil para o contratante. Um vigilante de uma empresa especializada tomou curso, fez psicoteste, tem reciclagem a cada dois anos, segue todo um padrão de controle da Polícia Federal. A qualidade do funcionário. O clandestino não tem nada disso. Se um vigilante está portando arma sem autorização da Polícia Federal já tem algo errado”, explica.

A reportagem ainda separou 10 dicas essenciais para ajudá-lo (a). Veja a seguir.

– Evite falar sobre a viagem próximo a desconhecidos;
– Verifique sempre se as portas e os portões estão bem fechados. Evite correntes com cadeados virados para o lado de fora da casa;
– Ao viajar por um tempo prolongado, cancele jornais, revistas ou encomendas que possam configurar a ausência dos moradores;
– Desligue a chave-geral, a campainha, e o registro de água;
– Deixe seus contatos com um vizinho de confiança para que seja encontrado caso aconteça algo em sua ausência;
– Ao voltar, caso existam sinais de arrombamento, não entre em casa. Chame a polícia imediatamente;
– Transfira as ligações;
– Guarde valores em outros locais, não dê a oportunidade para que os bandidos tenham a vantagem de encontrar bens de grande valor em lugares óbvios;

 

*Com informações do BNews



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia