9 cuidados essenciais com o cabelo durante o verão

Foto: Reprodução \ Internet

Cuidados com o cabelo são essenciais durante todo o ano, e mais ainda no verão, quando ele se encontra ainda mais vulnerável e exposto ao sol. Para ajudar você na missão de manter as madeixas impecáveis, a dermatologista Jucele Bettin entrega dicas de ouro e responde questões básicas – mas valiosas!

O que acontece com os fios quando eles ficam muito expostos ao sol?
Na exposição solar muito intensa, os fios de cabelo ficam muito frágeis, separando as células que formam a cutícula do fio, que acabam ficando desidratados, quebradiços, opacos e, às vezes, amarelados. Para fugir desse problema, é importante lembrar que o cabelo também deve ser protegido do sol, com uso de chapéus, bonés e protetores específicos.

Os cabelos tingidos e descoloridos são os mais atingidos pelo desgaste causado pelo sol e cloro?
Sim. Isso ocorre porque estes cabelos, durante o processo químico em questão, já tiveram as células da cutícula fragilizadas e separadas, os que os tornam mais propensos à estas agressões solares.

Depois do banho de mar/piscina, qual o principal cuidado que devemos tomar?
Eles precisam ser lavados com água em abundância, usando, além do xampu, um creme condicionador específico para cada tipo de cabelo. Se o cabelo for naturalmente ressecado e/ou com tendência a fragilidades, o ideal é complementar o tratamento com um creme hidratante pós-lavagem.

Faz mal lavar o cabelo todo dia?
Não. Basta secar bem e delicadamente, sem movimentos bruscos – o que pode quebrá-los e soltá-los da raiz.

Por que aparecem as pontas duplas?
Elas surgem do hábito de pentear os cabelos frequentemente e pela própria fragilidade do fio na sua porção distal. Isto fratura os fios, deixando-os abertos na extremidade

Dicas:
Evite temperaturas muito altas

Na hora de lavar os fios, outro fator a levar em conta é a temperatura da água. O jato muito quente não só promove o ressecamento, como ainda estimula as glândulas sebáceas do couro cabeludo, produzindo mais oleosidade.

Não abra mão do condicionador
Este passo é fundamental para nutrir diariamente as madeixas, sendo o creme de pentear apenas um complemento para este produto, que é bem mais hidratante.

Faça uma hidratação profunda a cada quinze dias
Dependendo do nível de ressecamento das suas pontas, é importante aplicar um creme de tratamento semanal ou quinzenal. Para hidratar as mechas em profundidade, opte por uma máscara própria para este tipo de cabelo.

Aposte nos óleos de textura leve
Um cuidado de finalização é o óleo capilar de textura leve. O produto não pesa nos cabelos e ainda hidrata ao mesmo tempo que alinha a cutícula.

 

*Vogue

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia