Casagrande vê Neymar “mimado” e alerta: “Estamos criando um monstro”

Alguns dos principais jornais europeus criticaram a atuação de Neymar diante do Real Madrid, no jogo de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões. Tanto o espanhol “Mundo Deportivo” com o italiano “Gazzetta dello Sport” estamparam manchetes em que o brasileiro foi chamado de “Neymal”. Na opinião do comentarista Walter Casagrande, o camisa 10 do PSG e Seleção precisa adotar uma postura mais coletiva, mudando o seu comportamento. Para o ex-jogador, Neymar é “mimado”. E uma postura condescente de torcedores, imprensa e dos que o cercam o atacante está ajudando a criar “um monstro”.

– O futebol é coletivo. Os times não têm que procurar um cara que tenha o perfil do Neymar. O Neymar é que tem que ter o perfil do time. O Santos do Pelé, apesar de ter outros jogadores geniais ao lado dele…O Pelé, com toda a genialidade dele, descia alguns degraus para fazer parte do coletivo. Não ficava parado no degrau dele forçando para que os outros chegassem até ele. O Neymar ainda não tem a genialidade, o tamanho de um Maradona, de um Messi, de um Cristiano Ronaldo que a equipe pode esperar ele resolver. Não é assim. Os brasileiros se iludem com isso – disse Casagrande, no programa “Redação SporTV” .

– Me incomoda a maioria dos torcedores brasileiros e da imprensa ficarem passando a mão (na cabeça) do Neymar. Ele já demonstrou diversas vezes comportamentos fora do coletivo, mimado, colocando até em risco a equipe. Ontem (quarta-feira), ele levou um amarelo no primeiro tempo. Se ele faz mais uma falta ou cava uma, o juiz coloca ele para fora. O que seria desastroso. Isso pode acontecer em uma Copa do Mundo (…) Pô aí falam: “o Cavani não sei o que, contrata (o fulano), o Neymar tem que sair do Barcelona porque está muito nas costas do Messi, aqui o centroavante não combina com ele, vamos levar para ele outro lugar”. Estamos criando um monstro, ao invés de corrigir o monstro para ele virar gênio. Não estamos colaborando com o Neymar – acrescentou o comentarista.

Em 2010, após um jogo contra o Santos pelo Brasileirão, o então treinador do Atlético-GO, René Simões, também afirmou que estava sendo criado “um monstro no futebol brasileiro”, se referindo a Neymar.

– Estou desde garoto no futebol e poucas vezes vi alguém tão mal-educado desportivamente. Sempre trabalhei com jovens e nunca vi nada assim. Está na hora de alguém educar esse rapaz, ou vamos criar um monstro – disse René na época.

Com a experiência de ter disputado competições europeias pelo Porto (Portugal) e Torino (Itália), Casagrande afirmou o Paris Saint Germain sofre com por não ter tanto tradição na Europa. E que o time não vai virar uma potência no futebol europeu apenas contratando jogadores a peso de ouro.

– A camisa e a história pesam muito na Europa. Quando você entra em um mata-mata e você tem pela frente uma potência desse tipo (Real Madrid), é muito difícil ganhar. Não é para qualquer um. Você tem que ter um pouco de história. Não adianta você contratar um monte de grandes jogadores e colocar a camisa do Paris. Não adianta. O Paris não vai virar um grande time, com grande história só por colocar grandes jogadores com a camisa. Não vai virar. A camisa do Paris continua a mesma e a história continua a mesma. Do lado de lá isso leva importância. O Real vai falar “os caras são bons, mas qual a história deles? Com qual camisa eles vão jogar? Então vamos para cima deles”. Se você colocar o mesmo time do Paris e colocar na Juventus, aí seria outra parada (…) Pode ser até que o Paris vire. Mas eu acho muito difícil, e a tendência é que o Real faça mais três ou quatro porque o Paris vai ter que ir para cima. Mas o Real tem o Cristiano Ronaldo – disse Casagrande.

Capa do "Mundo Deportivo". Sai Neymar, entra "Neymal" (Foto: Reprodução)

Capa do “Mundo Deportivo”. Sai Neymar, entra “Neymal” (Foto: Reprodução)

O comentarista elogiou Cristiano Ronaldo e afirmou que os times que enfrentam o craque português devem ter a consciência do faro de gol do atacante.

– Quando você joga contra o Real, a tática do treinador tem que ser: “Nós estamos perdendo de 1 a 0. Não começa 0 a 0. Porque o cara lá faz gol todo jogo. Então tem que preparar o time para ganhar de 2 a 1, de 3 a 1. Não é ganhar de 1 a 0, porque o cara vai fazer um gol. O cara tem sete jogos na Liga e tem 11 gols – lembrou Casagrande.

*Globo



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia