Com dois gols de Gilberto, Bahia conquista o primeiro triunfo na Copa do Nordeste

Com dois gols de Gilberto, Bahia conquista o primeiro triunfo na Copa do Nordeste

Foto: Carlos Ezequiel Vannoni / Eleven / Folhapress

Jogando fora de casa, o Bahia conquistou o seu primeiro triunfo na Copa do Nordeste 2019, com dois gols de Gilberto. Na tarde deste sábado (26), o Tricolor venceu o Santa Cruz por 3 a 1, na Arena Pernambuco, pela segunda rodada do torneio regional. O lateral-direito Marcos Martins, que já passou pelo time baiano, marcou contra aos 18 minutos, e Elias empatou para os donos da casa aos 36, ambos no primeiro tempo. Na etapa final, o camisa 9 entrou em ação e anotou o segundo e o terceiro do Esquadrão de Aço, no primeiro minuto e aos nove. Ele chegou ao quinto tento em três jogos disputados neste ano.

 

Com o resultado, o Tricolor assumiu, momentaneamente, a liderança do Grupo B do Nordestão ao somar quatro pontos. Ceará e ABC, respectivamente, segundo e terceiro colocados, tem três pontos, mas ainda jogam nesta rodada. Enquanto na outra chave, o Cobra Coral é o sétimo colocado com apenas um ponto conquistado.

 

Agora, o Esquadrão de Aço volta suas atenções para o Campeonato Baiano, onde encara o Bahia de Feira, pela terceira rodada. A partida acontece na quarta-feira (30), às 20h30, na Arena Fonte Nova. Pelo Nordestão, o Bahia volta a jogar no outro domingo (3), às 16h, para fazer o clássico contra o Vitória, novamente na Fonte Nova.

 

O JOGO

 

O Bahia começou o jogo com o domínio da bola, trocando passes. A primeira boa investida do Bahia acontece com Nino Paraíba aos nove minutos. Artur é lançado, tentou o chute, mas a bola ficou na defesa. O lateral direito pegou a sobra cara a cara com o gol e bateu forte. Mas o goleiro Ricardo Ernesto fez a defesa mandando para escanteio e evitando que os visitantes inaugurassem o placar.

 

O Santa Cruz tentou três vezes, mas sem levar muito perigo. A primeira foi com Charles que arriscou de longe e a bola passou por cima da trave. Depois, os donos da casa tiveram mais dois escanteios, mas as finalizações foram para fora.

 

Tricolor sai na frente
O Tricolor abriu o placar aos 18 minutos no gol contra do lateral-direito Marcos Martins. Artur fez ótimo passe para Nino, que invadiu a área e cruzou rasteiro procurando Moisés, mas o lateral do time pernambucano, que já passou pelo Bahia, tentou cortar e acabou mandando a bola para o fundo da rede. Santa Cruz 0x1 Bahia.

 

O Santinha tentou responder com Allan Dias, três minutos depois. Ele cobrou falta com veneno e Douglas fez a defesa. Enquanto o Tricolor jogava bem, e a dupla Artur e Nino criava boas tramas pelo lado direito.

 

Santa Cruz empata
O Bahia jogava fácil, criando boas tramas, mas o atacante Elias surpreendeu Douglas e empatou a partida aos 36. Pela esquerda, Jô fez o passe por elevação para Elias do outro lado próximo à entrada da grande área. O camisa 9 dominou rápido e chutou forte no canto direito do goleiro tricolor. Santa Cruz 1×1 Bahia.

 

Após o gol, o Bahia seguia melhor, porém o Santa Cruz ajustou mais sua marcação bloqueando as investidas de Artur e Nino pela direita. Aos 46 minutos, Artur recebeu passe de Gilberto, arriscou de fora da área, mas a bola passou por cima da meta de Ricardo Ernesto.

 

Segundo tempo

O técnico Enderson Moreira promoveu uma mudança no time do Bahia e colocou Élber no lugar de Rogério. Ao contrário de Leston Júnior que não fez nenhuma alteração e o Santa Cruz voltou com a mesma formação que iniciou a partida.

 

Tricolor faz o segundo

O jogo nem bem recomeçou e o Bahia chegou ao segundo gol com no primeiro minuto. Artur lançou Moisés, que escorou de cabeça para Gilberto. O centroavante nem precisou subir para completar, também de cabeça, para o gol recolocando o time baiano na frente. Santa Cruz 1×2 Bahia

 

O Santa Cruz tentou responder aos 15. Elias foi acionado já dentro da área, dominou e bateu forte, mas a bola passou pelo lado da meta de Douglas.

 

Aos 34 minutos, Douglas fez uma grande defesa. Após cobrança de falta a bola é levantada na área tricolor. Danny Morais desviou de cabeça e o goleiro do Esquadrão mostrou que está com o reflexo em dia e impediu o gol pernambucano.

 

FICHA TÉCNICA
Santa Cruz 1×3 Bahia
Copa do Nordeste – 2ª rodada

Local: Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE)
Data: 26/01/2019 (sábado)
Horário: 16h (horário de Salvador)
Árbitro: José Ricardo Vasconcellos Laranjeira (AL)
Assistentes: Rondinelle dos Santos Tavares e Maxwell Rocha da Silva (ambos de AL)

Cartões amarelos: Elias, Allan Dias (Santa Cruz) / Flávio, Guilherme, Artur (Bahia)

Gols: Elias (Santa Cruz) / Marcos Martins, contra, Gilberto, duas vezes (Bahia)

 

Santa Cruz: Ricardo Ernesto; Marcos Martins, Vitão, Danny Morais e Raphael Soares; Charles, Diego Lorenzi e Allan Dias; Augusto (Cesinha), Jô (Luiz Felipe) e Elias (Silas Gomes). Técnico: Leston Júnior.

 

Bahia: Douglas; Nino Paraíba, Jackson, Lucas Fonseca e Moisés; Gregore, Flávio, Artur (Shaylon), Guilherme (Douglas) e Rogério (Élber); Gilberto. Técnico: Enderson Moreira.