Brasileiro é vítima de racismo de torcida e partida é parada na Itália

Foto: EFE/EPA/PAOLO MAGNI

A temporada do futebol italiano teve mais um caso de racismo neste domingo. Desta vez, a vítima foi um brasileiro. O lateral-esquerdo Dalbert, da Fiorentina, ouviu da torcida da Atalanta coros ofensivos e avisou ao árbitro Daniele Orsato. A partida foi interrompida aos 31 de jogo, o sistema de som do estádio Ennio Tardini chamou a atenção do público, sob vaias, de que são proibidos coros preconceituosos, e a disputa foi retomada três minutos depois – o confronto terminou com empate por 2 a 2.

Convidado do programa de televisão italiano 90mo Minuto, na Rai 2, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, assistiu a tudo ao vivo durante o desenrolar da partida. E lamentou a repetição desse tipo de caso na Itália.

– O racismo se combate com educação, condenando, falando nele. Não se pode ter racismo na sociedade e no futebol.

“Na Itália, a situação não melhorou, isso é grave”

– Precisamos identificar os autores e expulsá-los dos estádios. É preciso, como na Inglaterra, a certeza da punição. Não devemos ter medo de condenar os racistas, devemos combatê-los até o fim.

Pouco antes do episódio de racismo, a Fiorentina tinha aberto o placar, com Chiesa, aos 24 minutos. A Viola ainda ampliou a vantagem no segundo tempo, aos 20, no primeiro gol do veterano atacante francês Ribéry, ex-Bayern de Munique, pelo clube italiano. Mas a Atalanta reagiu e conseguiu o empate nos minutos finais. Ilicic diminuiu, aos 39, e Castagne igualou aos 50.

O empate aumentou o jejum de vitórias da Fiorentina no Italiano para 18 partidas, desde 17 de fevereiro. Com apenas dois pontos, está na lanterna. A Atalanta chegou a sete, em quinto lugar.

Fonte Globo Esporte



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia