Sergio Moro condena lobistas ligados ao PMDB por corrupção

O juiz Sergio Morocondenou o lobista Jorge Luz a 13 anos e oito meses de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, em sentença tornada pública na manhã desta sexta-feira. Bruno Luz, filho de Jorge, também foi condenado pelos mesmos crimes, mas a pena foi menor: seis anos e oito meses de reclusão. Na mesma ação, o ex-gerente da área internacional da Petrobras Luiz Carlos Moreira da Silva foi condenado a 12 anos de prisão. Silva foi preso na manhã desta sexta-feira no Rio, acusado de destruir provas.

Na decisão de Moro, Jorge e Bruno são acusados de participar da viabilização do pagamento de US$ 35 milhões a políticos do PMDB e a funcionários da Petrobras entre 2006 e 2008 para garantir que a Samsung Heavy Industries fosse contratada para construir dois navios-sondas para a estatal. Segundo a sentença, eles também atuaram para a distribuição de US$ 2,5 milhões de propinas para que a Schahin Engenharia fosse escolhida para operar um deles.

Moro afirma, na sentença, que as provas colhidas pelo Ministério Público Federal (MPF) indicam que Jorge Luz “faz do crime de corrupção e de lavagem a sua profissão, visando seu próprio enriquecimento ilícito e de terceiros”.

O juiz lembrou, na sentença, que Jorge e Bruno Luz negociam um acordo de colaboração premiada, mas diz que as tratativas ainda não foram concluídas: “Há elementos probatórios que indicam que estariam envolvidos em diversos esquemas criminais, com o que a colaboração deve ser completa e integral, sendo inapropriada considerá-la isoladamente.”

Procurado na manhã desta sexta-feira, o advogado Gustavo Teixeira, que representa a família Luz neste processo, afirmou que não ainda iria se pronunciar porque não tivera acesso à sentença do juiz Moro.

*OGlobo



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia