Lava Jato: juiz absolve Lula em processo sobre obstrução de Justiça

Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula

 

O juiz da 10ª Vara da Justiça Federal em Brasília, Ricardo Leite, absolveu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no processo em que o petista foi acusado do crime de obstrução de Justiça. Segundo o magistrado, as provas não eram suficientes para sustentar a acusação. Esse foi o primeiro caso em que o ex-presidente se tornou réu na Lava Jato.

Ainda de acordo com o juiz, a acusação de obstrução de Justiça estava baseada somente em afirmações de delatores. “Assim, o áudio captado não constitui prova válida pra ensejar qualquer decreto condenatório . Há suspeitas também da ocultação de fatos por Bernardo e Cerveró”, afirma Leite.

“A instrução, a meu sentir, não possibilitou a reconstrução da realidade fática, o que impede qualquer decreto condenatório”, ressaltou. Também foram absolvidos nesse processo o ex-senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS), o ex-chefe de gabinete de Delcídio Diogo Ferreira, o banqueiro André Esteves, o advogado Édson Ribeiro, o pecuarista José Carlos Bumlai e o filho dele, Maurício Bumlai.

*M1


Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia