Com atrofia nas pernas, menina de 8 anos usa skate para se locomover

Com problema nas pernas, uma menina de 8 anos de Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador, usa um skate para se locomover. Essa foi a alternativa que familiares e amigos encontraram para driblar a falta de recursos para comprar uma cadeira de rodas.

Welen dos Santos Oliveira nasceu com uma atrofia nas pernas e por isso não consegue andar. “Eu fiz o pré-natal certinho, tudo isso, só que no dia que eu fui fazer o parto, que eu tive o parto cesárea porque eu sou diabética, ela nasceu com essa deficiência. No momento eu fiquei muito assustada, chorei bastante”, conta a mãe da garota, Adenisa Teixeira dos Santos.

Com dificuldade de locomoção, a garota começou a usar o skate. “Eu rodo tudo, né [sic]. Eu brinco com minhas amigas, faço tudo, brinco com meu irmão, né [sic]. Eu rodo aqui tudo. Eu vou para a casa da minha tia, levo pra casa da minha avó também”, conta Welen.

A família sabe que o ideal seria comprar uma cadeira de rodas, mas o problema é que a mãe dela ganha menos de um salário mínimo e tem muitos custos para manter os dois filhos. “Eu pago transporte escolar, a escolinha, pago uma pessoa para ficar com ela, mas o que eu mais gasto é fralda, porque ela usa fralda descartável ainda”, relata Adenise.

Além do esforço, a mãe da garota tem contado com a ajuda de vizinhos e da família, tanto que a ideia do skate partiu justamente de um grupo de amigos. Apesar das dificuldades, Adenise relata que a deficiência da filha só faz com que o amor cresça.

“Tenho muito amor por ela. Eu acho que se ela fosse ‘normal’, eu não teria tanto amor por ela como eu tenho por ela ser deficiente”, diz Adenise. “Eu sinto que ela ama eu [sic] no coração. E minha avó também. Toda a minha família”, conta Welen.

*G1



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia