Chuva de meteoros começa nesta segunda-feira e vai até o dia 30

Os brasileiros poderão ver uma chuva de meteoros ainda neste mês de abril. De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, essa será a primeira vez que fenômeno será visto em grande intensidade no país. As chamadas “Líridas” podem ocorrer entre os dias 16 e 25 deste mês.

Durante o fenômeno, um grande número de estrelas cadentes ficará visível no céu por alguns instantes. O pico será antes do amanhecer no horizonte norte, próximo à estrela Vega. O fenômeno é registrado todo ano no mês de abril e será visível principalmente por moradores das regiões Norte e Nordeste.

Popularmente chamado de “estrela cadente”, os meteoros são pequenos corpos celestes que se deslocam no espaço e entram na atmosfera da Terra, queimando parcial ou totalmente devido ao atrito com a atmosfera terrestre e ao contato com o oxigênio. O fenômeno acontece porque a Terra atravessa a órbita de algum cometa. Ao longo dele há uma infinidade de fragmentos do próprio cometa espalhados. São eles fragmentos que se tornam meteoros.

De acordo com o ministério, nesse fenômeno o fluxo de entrada na atmosfera terrestre é de 10 a 20 meteoros por hora, quantidade que pode chegar a 100, quando se caracteriza por ser uma das 10 chuvas mais intensas do ano.

A chuva de meteoros não traz nenhum risco para a terra. Ela acontece em praticamente todos os meses, algumas vezes com mais intensidade e visibilidade.

*VN



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia