Deputado diz ser voluntário de clínica interditada e questiona operação

O deputado estadual Targino Machado (DEM) confirmou prestar atendimento médico há 10 anos no estabelecimento interditado nesta terça-feira (17) por fiscais da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), em Feira de Santana, mas negou ser dono ou sócio do empreendimento.

“Aquilo não é uma clínica, é uma associação. A Associação Beneficente Luz da Vida (ABLV) foi idealizada e criada há pouco mais de 10 anos pelo vereador José Carneiro Rocha. Ele foi o presidente até um ano atrás e, quando assumiu a presidência da Câmara de Feira, acho que era incompatível e se afastou”, declarou Targino.

O democrata negou que o trabalho realizado no local seja “político”. “É uma obra filantrópica. O estatuto, inclusive, proíbe a associação de firmar convênios com o poder público”, acrescentou.

Além de se definir como “voluntário”, o deputado insinuou que a operação da Sesab, em conjunto com a Polícia Militar, foi realizada para colocá-lo em evidência.

“Eu faço atendimentos às terças de manhã. Eles sabiam que eu estaria lá, foi tudo armado. Lamento profundamente, porque isso não me dá prejuízo. Se fecharem, vão dar prejuízo às cerca de 2 mil pessoas que são atendidas lá toda semana”, afirmou.

De acordo com a Sesab, entre as irregularidades constatadas, estão ausência de alvará sanitário, manejo inadequado de resíduos e receitas médicas pré-carimbadas e assinadas.

Segundo Targino, entretanto,  a fiscalização não caberia ao Estado. “Lá é atenção básica, não é média nem alta complexidade. A fiscalização é do município”, alegou.

*Bahia.Ba



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia