Bombeiros militares participam de atividade de prevenção ao suicídio em Conceição do Almeida

Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Quase 100 Bombeiros Militares participaram esta semana de uma série de palestras e simulados sobre prevenção e técnicas de atendimento a pacientes em tentativa de suicídio, na Câmara Municipal de Conceição do Almeida. O objetivo foi promover o gerenciamento de conflitos com a tropa e capacitar ainda mais os militares para tipo de atendimento, que acontece quase que diariamente.

Ministradas pelo comandante do 3º Grupamento de Bombeiros Militar (3º GBM), major BM, Ramon Dieggo, a atividade contou com momentos de teoria e prática.

“É importante alinhar esses dois momentos, pois precisamos das técnicas mais avançadas para tratar esses casos com delicadeza e salvaguardar a vida dos envolvidos, mas precisamos ainda que os militares em ação tenham concentração emocional muito boa”, pontuou o major.

“Esse é um assunto delicado e tenso, mas foi abordado de uma forma leve, além disso, os alunos participaram bastante. Foram apresentados fatores associados que podem auxiliar e prejudicar no planejamento e na intervenção para prevenir o suicídio consumado”, explicou uma das participantes da atividade, a capitã BM, Carla Morais. Conforme ela, a iniciativa é positiva, pois existe a necessidade de ação qualificada para situações de crise.

Além das palestras e do simulado abordando as técnicas de salvamento a vítima que tentou suicídio, os bombeiros tiveram atividades práticas de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC) e salvamento terrestre. As ações fazem parte do setembro amarelo, mês de combate ao suicídio.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o oitavo país com mais suicídios no mundo.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia