Morte de empresário em ação da PM ganha as manchetes da Espanha

Foto Reproduçao

Dois dias depois do empresário Márcio Prezes Santana, 41 anos, ser assassinado quando chegava em casa, no bairro de Armação, em Salvador, o caso ganhou as manchetes dos sites espanhóis, onde os pais dele moram. Márcio tinha nacionalidade espanhola e morreu durante uma ação da Polícia Militar na noite de quarta-feira (19). A Corregedoria da corporação investiga o caso.

Nesta sexta-feira (21), o jornal espanhol Faro publicou na home do site a notícia de que ‘O Consulado da Espanha pede ao Brasil que esclareça a morte de Marcio Pérez nas mãos da Polícia’. Segundo a imprensa, o Consulado do país em Salvador enviou uma carta ao Governo da Bahia solicitando que as circunstâncias da morte de Márcio sejam esclarecidas. O CORREIO não conseguiu contato com o Consulado.

Já a Secretaria de Segurança Pública (SSP) disse que ainda não recebeu o comunicado espanhol.

O site La Razón publicou a manchete de que ‘A polícia do Brasil mata por engano um filho de emigrantes galegos’. O jornal afirma que Márcio visitava todos os anos a Espanha, mas optou por ficar no Brasil depois que os pais, já aposentados, decidiram voltar à Galícia. “A polícia abriu fogo contra o casal e uma bala atingiu a vítima no pescoço, matando-o instantaneamente”, diz.

O prefeito de Ponte Caldelas, na província de Pontevedra, Andrés Días Sobral, decretou luto de dois dias e também lamentou o ocorrido na imprensa local. A cidade fica no Oeste da Espanha, região de onde o empresário é natural. Para os jornais espanhóis, o gestor disse que as informações sobre o caso são contraditórias.

“O que a Polícia Militar afirmou em sua declaração é que o confundiu com um ladrão e que acreditava que o veículo tinha cometido um roubo, mas não parece lógico fazer seis tiros”, disse em entrevista ao Faro.

A SSP informou que dois policiais militares foram afastados das atividades após o crime, mas não explicou o que os PMs da 58ª CIPM (Cosme de Farias) estavam fazendo do outro lado da cidade. Vídeos registrados por testemunhas após Márcio ser baleado mostram, pelo menos, seis policiais envolvidos na ocorrência.

Fonte Correio*



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia