Vazamento de substância no Instituto de Química da Ufba foi causado por desligamento de freezer

                                                                                                 Foto: Ivis Macedo/G1

O vazamento do composto químico pentatiol, na manhã desta terça-feira (9), em um laboratório do Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Salvador, foi causado pelo desligamento de um freezer na noite de segunda-feira (8). Conforme a instituição, as atividades da unidade permanecem suspensas até a dispersão do mau cheiro.

Por conta do incidente, o prédio da instituição, que fica no bairro de Ondina, precisou ser evacuado. De acordo com a Ufba, o escoamento do pentatiol só foi constatado quando o freezer foi aberto.

A universidade informou ainda que os bombeiros retornarão na manhã da quarta-feira (10), para avaliação e provável liberação do local. De acordo com o diretor do Instituto de Química da Ufba, Dirceu Martins, não há registro de feridos.

Apenas uma funcionária do local teve contato com a substância. Ela foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) dos Barris, com base em informações preliminares, passa bem. O pentatiol pode causar irritação nos olhos e na pele, além de dificuldade de respiração.

O vazamento ocorreu no quinto andar do prédio onde funciona o Instituto de Química da Ufba. Máscaras foram distribuídas para quem estava próximo ao local e para que alguns estudantes e funcionários deixassem o prédio.

Substância vaza no instituto de química da Ufba e prédio é evacuado em Salvador  — Foto: Ivis Macedo/G1

                                          Substância vaza no instituto de química da Ufba e prédio é evacuado em Salvador — Foto: Ivis Macedo/G1

*G1



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia