CBF apresenta balanço e diz que VAR acertou 98% dos lances no Brasileirão

Foto: Lucas Figueiredo / CBF

 

Presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, Leonardo Gaciba apresentou os números do árbitro de vídeo (VAR) das primeiras 14 rodadas do Campeonato Brasileiro. Nesta segunda-feira (19), o ex-árbitro afirmou que houve 98% de acerto dos lances nas decisões capitais (gols, expulsões, erros de identificação e pênaltis).

Segundo Gaciba, 77,4% dos lances capitais foram acertados no mesmo período sem o VAR. De acordo com o chefe de arbitragem, os árbitros erram em 10 lances capitais neste ano, contra 88 em 2018. “Isso é uma melhora de 90%. Eu enxergo o copo meio cheio. O auxílio do VAR é indispensável hoje em dia. A reclamação dos clubes diminuiu muito. Os acertos da arbitragem brasileira crescem”, disse Gaciba, segundo o GloboEsporte.com.

As maiores checagens foram: 385 para marcação ou não de gol, o equivalente a 50,4% do total; 255 para checagem de pênaltis (33,4%). Cartão vermelho (15,2%) e erro de identidade (1%), completam a lista.

Apesar dos números positivos, Gaciba salientou que o tempo de tomada de decisão precisa ser melhorado. No Brasileiro, a média é de um minuto de 54 segundos do tempo de revisão de um lance. Ele afirma que o objetivo é reduzir para um minuto e 20 segundos.

“Minha preocupação maior é o equilíbrio entre a precisão e a fluência. Tentar fazer a coisa da forma mais rápida possível sem perder acima de tudo a precisão”, declarou Gaciba.

Durante a apresentação, que aconteceu no auditório da entidade, Gaciba explicou como os procedimentos acontecem para tentar tirar dúvidas sobre a utilização da tecnologia.

 

*Bahia Notícias



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia