Cruz das Almas: Embrapa promove Dia de Portas Abertas nesta quinta-feira

A Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realiza nesta quinta-feira (14), o primeiro Dia de Portas Abertas do ano. O objetivo é intensificar o relacionamento da Empresa com estudantes de nível médio e de graduação, oferecendo uma programação que reúne pesquisadores, analistas e técnicos da Embrapa.
O evento acontece nos dois turnos e estão programadas duas palestras: “Repositório Institucional da Embrapa”, ministrada pela bibliotecária Lucidalva Ribeiro, e “Embrapa: inovações tecnológicas na agropecuária brasileira”, apresentada pelo engenheiro-agrônomo João Roberto Oliveira. Logo após, divididos em grupos, os participantes vão visitar as seguintes estações:
– Unidade de Pesquisa de Produção Orgânica: também chamada de “Fazendinha Orgânica”, reúne todas as tecnologias geradas na Unidade que podem ser utilizadas nos sistemas orgânicos de produção de fruteiras tropicais e mandioca;
– Banco Ativo de Germoplasma (BAG): a Embrapa Mandioca e Fruticultura mantém oito BAGs de frutíferas e um de mandioca, onde estão caracterizadas amostras de vegetais importantes para a região e o país;
– Biofábrica: utiliza as mais sofisticadas ferramentas da biotecnologia moderna para produzir mudas de abacaxi e banana com alta qualidade genética e fitossanitária;
fitossanitária;
– Mandioca: oficina sobre confecção de beijus coloridos, ministrada pelo pesquisador Joselito Motta, em que serão abordadas as vantagens de uma alimentação sem glúten.
Está prevista a participação de cerca de 130 pessoas entre alunos e professores do Centro Territorial de Educação Profissional do Portal do Sertão (Cetep), de Feira de Santana, e do Colégio Augusto Comte, de Salvador.
Criado em 2011 pelo Setor de Gestão de Transferência de Tecnologia (STT), o Dia de Portas Abertas é um evento gratuito de integração, que mostra aos participantes o que a Unidade faz em pesquisa e inovação tecnológica com foco em mandioca e fruteiras tropicais. O próximo evento deverá acontecer em setembro, em data a ser confirmada. Interessados podem entrar em contato pelo telefone (75) 3312-8134 ou e-mail [email protected].

*Embrapa



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia