Cidade Baixa: Prédio histórico ocupado está sendo depredado, com denúncia de roubo de bronze

Comerciantes e frequentadores de uma das áreas mais importantes e tradicionais de Salvador estão denunciando, através de redes sociais, o roubo de telhas de metal que cobrem a cúpula do edifício Oscar Cordeiro, onde funcionava a Junta Comercial de Salvador, na Rua Alvares Cabral, Cidade Baixa, área do Comércio.

De acordo com as informações enviadas ao #AgoraNaBahia, o interesse pelo material é por causa da suposta presença de bronze nas hastes de sustentação das telhas, o que poderia render um bom dinheiro para as pessoas que estão praticando o crime.

O prédio é histórico, construído pelos portugueses em 1850 e, segundo comerciantes da área, foi invadido por sem tetos e alguns deles seriam os autores da retirada desse material. “De sábado(19) até esta terça-feira(21), já retiraram cerca de dois metros quadrados de telhas”, disse um comerciante.

Para sobreviver no local que etá com água e energia cortados, algumas pessoas chegaram a fazer “gatos” para se abastecer e, de acordo com comerciantes, usam água de algumas casas comerciais vizinhas.

O prédio está sob responsabilidade da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte(Setre), conforme apurou o #AgoraNaBahia, que através da assessoria de comunicação do órgão, confirmou que há uma ocupação pelo Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas(MLB) e por isso uma ação tramita na justiça pedindo a reintegração de posse do imóvel.

Na íntegra, a nota enviada ao #AgoraNaBahia diz:

O edifício Oscar Cordeiro, localizado na rua Conselheiro Saraiva, no Comércio, encontra-se legalizado e sob responsabilidade da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), órgão ao qual ele está vinculado. No relatório de vistoria realizada em julho de 2017 pela Superintendência de Patrimônio (Supat) da Secretaria da Administração (Saeb) consta que o prédio está ocupado pelo Movimento de Luta nos  Bairros,  Vilas  e  Favelas (MLB). Apesar da ocupação, tramita no Tribunal de Justiça (TJ) um pedido de reintegração de posse por parte da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

No fim da tarde desta terça-feira, o #AgoraNaBahia tentou contato com algum representante do MLB, no imóvel ocupado, mas foi informado que não havia ninguém que pudesse falar em nome da direção do movimento. Um homem que estava nas proximidades do prédio, ao ser informado de que a procura estava sendo feita por um repórter, entrou rápido por uma porta do prédio e não retornou.

O #AnB também foi informado de que o prédio não consta entre os que estão tombados pelo Patrimônio Histórico, mas está edificado em uma área tombada.

O edifício Oscar Cordeiro é um dos mais antigos da Cidade Baixa e também uma das obras mais bonitas, tendo sido inaugurado em 1850, conforme relatos da história. O local já brigou, entre outras instituições, a Bolsa de Valores da Bahia e a Junta Comercial do Estado. O prédio fica cercado por outras construções antigas e que chamam a atenção pela beleza da arquitetura.

A imponência do prédio chama a atenção, acima de tudo pela época em que foi construído na parte baixa da capital(Foto: Reprodução)


Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia