Arany Santana assume a Secretaria Estadual de Cultura

O governador Rui Costa informou na tarde de ontem que a Secretaria de Cultura do Estado será comandada por Arany Santana, ex diretora do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI). A cerimônia de posse será na próxima segunda-feira (1º), às 14h, no Salão de Atos da Governadoria. Arany ocupa a vaga deixada por Jorge Portugal que entregou carta ao governador pedindo exoneração do cargo na última quinta-feira (28).

Professora, atriz e ex-diretora do Ilê Aiyê, Arany Santana diz que dar continuidade ao trabalho implementado nesta gestão é motivo de honra. “A cultura teve avanços na Bahia principalmente com o projeto de interiorização, com as Escolas Culturais. Como educadora, acho um dos projetos mais importantes junto às escolas públicas. Vamos continuar garantindo um trabalho de qualidade junto a artistas e grupos sociais”, declarou a nova secretária.

No caso de Portugal, além de ele não ter agradado ‘muito no governo’, como disse à Tribuna uma fonte em off, teria pesado a influência do deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) na Secult. Nos corredores da Assembleia Legislativa se diz que Rosemberg ‘já tem um cara certo’ para indicar ao governador para o comando da secretaria.

Outras mudanças – Ainda no rol dos ‘certos para sair’ está o velho conhecido Josias Gomes, deputado federal licenciado (PT) que está no comando da Secretaria das Relações Institucionais (Serin) de Rui. Para seu lugar outro velho conhecido é cotado, o ex-governador Jaques Wagner (PT), atualmente secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado. Apesar de não estar à frente da pasta que oficialmente cuida dos assuntos político partidários do governador, Wagner já contribui com sua articulação política.

*TRBN



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia