Ponte sobre o Rio Paraguaçu na BR-116 é liberada

(Foto: Divulgação)

A partir desta sexta-feira (12), vai ser mais fácil transitar na BR-116 num trecho que passa sobre o Rio Paraguaçu. Desde as 11h, uma nova ponte foi liberada pela concessionária ViaBahia, que administra a rodovia. De acordo com a empresa, o novo equipamento trará mais segurança e conforto para os usuários, pois utiliza métodos construtivos modernos, com menos necessidade de intervenções a médio e longo prazo.

A ponte fica especificamente no município de Rafael Jambeiro (proximidades do Km 495,5 da BR-116), no Centro-Norte do estado. Ela tem 252 metros de comprimento, com 16 metros de altura e 12 metros de largura. São nove vãos de 28 metros cada e 16 pilares. Agora, com a nova ponte, a anterior passará por reformas estruturais e deve ser reaberta dentro do projeto de duplicação deste trecho da rodovia.

Ao todo, a ViaBahia estima que cerca de 10.500 veículos que passem por dia por ali. Para construí-la, foi utilizada uma tecnologia de pavimentação alemã, que trabalha com asfalto morno e um aditivo (CCBit 113AD). Assim, segundo a concessionária, está prevista uma melhora na durabilidade do pavimento, pois aumenta a resistência à deformação permanente do asfalto.

“Outras vantagens estão na redução da emissão de gases nocivos ao meio ambiente e o aumento na distância de transporte do material, pois perde-se menos calor por hora de deslocamento. Trata-se de um projeto feito em conjunto entre a construtora, a gerenciadora e a ViaBahia”, explica o supervisor de Qualidade, Fiscalização e Geotecnia da empresa, Leonardo Borges.

Além disso, os municípios que abrangem a região do Paraguaçu foram beneficiados com o repasse de mais de R$ 787 mil em ISS somente com a obra, que empregou aproximadamente 100 colaboradores diretos e indiretos.

*Correio



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia