Prefeitura aplica multa de R$ 1 milhão à Embasa por vazamento de esgoto que atingiu rio em Porto Seguro

rio
rio 2
rio3

A prefeitura de Porto Seguro, no sul da Bahia, decidiu aplicar multa de R$ 1 milhão à Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) após fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente constatarem um vazamento de resíduos de esgoto que foram parar no Rio Mucugê. A concessionária tem 20 dias para recorrer.

Conforme a prefeitura, a liberação dos resíduos ocorreu pela estação da Embasa que fica na estrada que liga o bairro São Francisco ao bairro Vilas do Arraial, em Arraial d’Ajuda. O relatório elaborado pelos fiscais foi apresentado ao Ministério Público (MP-BA).

Os moradores da localidade também reclamam que o esgoto, pelo rio, chegou até o mar, na praia do Mucugê, em plena temporada de turismo na região. Eles fizeram vídeos da situação e divulgaram em redes sociais. Os moradores pedem que a estação onde ocorreu o vazamento seja desativada

A Embasa informou que o vazamento foi acidental e ocorreu durante uma obra de melhorias no sistema coletor de esgotos do distrito, na semana passada. Conforme a empresa, uma tubulação se rompeu na estação que fica perto do Rio Mucugê.

A empresa disse, ainda, que enviou equipes ao local para resolver o problema e a situação foi normalizada. A Embasa divulgou também que já recebeu a notificação e que vai prestar esclarecimentos à prefeitura municipal.

“Sabemos que estava havendo uma obra de melhoria do sistema, mas isso não justifica. Então, a Embasa tem que ter realmente responsabilidade toda vez que for fazer uma manutenção ou intervenção numa elevatória dessa”, destacou o secretário de Meio Ambiente de Porto Seguro, Bené Gouveia.

A prefeitura informou que o dinheiro da multa estipulada deverá ser destinado ao Fundo Municipal de Meio Ambiente, que analisará de que forma o recurso será aplicado. (G1 Bahia)



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia