Turistas reclamam de esgoto a céu aberto nas praias do Morro de São Paulo, em Cairu

Uma das ilhas mais conhecidas e movimentadas da Bahia está sendo alvo de críticas e reclamações de moradores, veranistas e turistas. Morro de São Paulo, em Cairu, na região do baixo sul da Bahia, conhecida como Costa do Dendê, além das belezas naturais, também tem esgoto a céu aberto. Uma veranista enviou fotos procurou o BA Cidades para denunciar os esgotos que estão indo direto para as praias, principalmente a Primeira.

No fim de semana, a arquiteta Marília de Assis Pita, que tem uma casa de veraneio no balneário e passava férias em Morro, tomava banho na Primeira Praia, mas não contava em ver a água suja que corre em direção ao mar. Em vários pontos das praias é possível encontrar a água escura desaguando para o mar. Em um dos pontos, a água que jorra de um tubo parece realmente estar limpa. Já no outro, bem em frente a um hotel na Terceira Praia, há uma poça escura.

Através de uma galeria, que informaram ser uma extensão do emissário construído há anos em Morro de São Paulo, o esgoto deságua por baixo de uma pequena ponte de madeira improvisada e cai direto na Primeira Praia, uma das mais frequentadas, principalmente por crianças e famílias.

A arquiteta disse que moradores e comerciantes deveriam acionar o Ministério Público, para que seja tomada alguma providência, porque está preocupada com a qualidade da água. Segundo Marilia Pita,  o problema provavelmente pode ser causado por um esgoto clandestino ou por encanamentos antigos que estão provocando vazamentos. “É um absurdo o esgoto desembocando no riacho da Primeira Praia. Cadê a Embasa que cobra taxa de esgoto nas contas de água? Minha família tem casa aqui há mais de 50 anos. Nosso paraíso não merece ser mautratado”, lamentou.

De acordo com a veranista, a presença de esgoto correndo diretamente para o mar, o que estaria causando mal estar entre os frequentadores da praia, pode ser visto também na Terceira Praia. “É possível encontrar tubulações jorrando água de forma contínua direto para o mar”, disse.

“Achei que depois de dois anos sem vir a Morro de São Paulo esse esgoto na Primeira Praia já teria desaparecido. Mas ele continua no mesmo lugar. Ninguém merece isso”, acrescentou a advogada Raquel Garcia, de Minas Gerais.

Esgoto na Terceira Praia

Sentados na Primeira Praia, próximo ao esgoto, o casal Leonel e Andrea de Oliveira não se surpreenderam com a informação e disseram que evitam tomar banho de mar para evitar transtornos e doenças transmitidas pela água. Eles falaram sobre a questão e reclamaram da falta de conscientização. “É feio e prejudica a imagem do Morro. Só tomo banho mais afastado. Por acaso sentamos aqui para descansar da caminhada”, disse Andrea.

Na Terceira Praia esgoto sai em frente a uma pousada

Embasa diz que ações visam despoluir córregos

A  Empres Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informou, através da assessoria, que o córrego da Biquinha, que deságua na Primeira Praia de Morro de São Paulo, recebe esgotos clandestinos. A concessionária explicou ainda que a cobertura de rede de esgoto em Morro de São Paulo é da ordem de 90%, ‘mas ainda há moradores e empresários que lançam esgoto no córrego’. A Embasa garantiu que em parceria com a prefeitura e a Associação Comercial e Empresarial de Cairu (Acec), trabalha, de forma conjunta, em ações que visam a despoluição do córrego.

Vazamento do tubo de água. A cor da areia denuncia esgoto

A Embasa salientou ainda que na Terceira Praia existe uma saída de água de chuva e que a tubulação preta é um vazamento de água em uma rede exposta. ‘Uma equipe de manutenção já está corrigindo o vazamento.
A Embasa garantiu que o emissário de Morro de São Paulo não está obsoleto, mas continua funcionando normalmente. (BA Cidades)



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia