Dada como morta, mulher que vivia em hospital baiano há 18 anos volta para casa

Uma mulher dada como morta causou espanto ao reaparecer no município de Ubaíra, a 270 km de Salvador. A história foi tornada pública nesta sexta-feira (18/5) pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). A pasta divulgou apenas as iniciais da paciente: L.R.P, conhecida apenas como Lu, 39 anos. Ela vivia há 18 no Hospital Especializado Lopes Rodrigues (HELR). A unidade fica em Feira de Santana, a pouco mais de 100 km da cidade natal da mulher.

A gerente de Desinstitucionalização do HELR, Denise de Lima, conta que Lu era uma garota que saiu andando sem destino pegando diversas caronas. Ela foi deixada às margens de uma rodovia federal no final dos anos 90. Quando foi encontrada, a então jovem estava confusa, sem dar informações sobre seus familiares nem seu local de origem.

A história começou a ganhar contornos de final feliz quando, sem que fosse esperado, L.R.P lembrou o nome do pai, da mãe e dos irmãos. A partir daí, a equipe do hospital, que já tinha pensado em colocar a paciente em uma moradia na residência terapêutica, deu início às buscas pelos familiares por meio de programas jornalísticos.

Em um pequeno espaço de tempo, uma vizinha que havia visto a matéria deu informações sobre os familiares da paciente. “Dada como morta em sua terra natal, Lu causou espanto ao retornar para visitar a família”, explica Denise, acrescentando que, a partir de então, a equipe do HELR começou a trabalhar para promover o reencontro.

A Sesab disse que, depois de muitas idas e vindas ao município de Ubaíra, e com a colaboração de profissionais da assistência social, de alguns familiares no cuidado, novas formas de cuidar e morar foram surgindo. Após mais de um ano de trabalho, no início de maio, Lu pôde finalmente retornar ao convívio familiar.

*Aratu Online



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia