Após vazamento, Petrobras é multada em R$ 5 milhões por contaminação em Candeias

A Prefeitura de Candeias, município a 30 quilômetros de Salvador, multou a Petrobras em R$ 5 milhões por um vazamento ocorrido no último sábado (9), em um duto da estatal. O problema gerou a contaminação de um manguezal na localidade conhecida como Pitinga. O vazamento afetou ainda o rio São Paulo, no Distrito de Passé.

De acordo com a Petrobras, a limpeza da região está 90% concluída. Ao todo foram derramados três metros cúbicos de água oleosa no vazamento. A empresa não especificou o tipo do óleo.

“O lançamento do efluente causou danos ambientais que resultou além da contaminação da água no desequilíbrio na fauna local”, afirmou a prefeitura de Candeias, por meio de nota. Uma equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Agricultura (SEMA) foi ao local e constatou a “gravidade do acidente” para a região.

A Petrobras declarou que, após a ocorrência, interrompeu “imediatamente a operação dessa linha e iniciou a limpeza da área”. “Equipes especializadas em emergências e de monitoramento ambiental da Petrobrás continuam trabalhando na região”, explicou a estatal, que reafirmou que não houve vítimas no acidente.
*M1



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia